UFRN recomenda vacinação contra febre amarela

UFRN recomenda vacinação contra febre amarela

A vacinação contra a febre amarela está disponível em todas as salas de vacina do país

Representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se reuniram com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), na quinta-feira, 23 de fevereiro, para discutir sobre ações de monitoramento e prevenção de casos de febre amarela. Nesse sentido, como o início do ano letivo de 2023 acontecerá em 6 de março, a instituição de ensino recomenda que a comunidade universitária atualize o cartão vacinal, preferencialmente, antes do retorno às aulas.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas dos Santos, explicou que a recomendação da imunização contra febre amarela ocorre devido à expansão da circulação viral da febre amarela no país, que vem sendo observada nas últimas décadas. No RN, no final do ano de 2022 e no mês de janeiro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recebeu o comunicado do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) de dois casos com resultado sugestivo de febre amarela em primatas (febre amarela silvestre) no RN, sendo um confirmado e outro em análise.

Mirian Dantas também reforçou a importância da atualização do esquema vacinal contra a covid-19. “A recomendação da vacinação contra a febre amarela e contra a covid-19 é um cuidado com a nossa comunidade universitária, para que tenhamos um retorno às aulas mais seguro para todas as pessoas”, explicou a gestora.

Vacinação

A vacinação contra a febre amarela está disponível em todas as salas de vacina do país. Na UFRN, a vacinação também pode ser efetuada na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h (sendo o atendimento de crianças menores de 9 anos exclusivamente no turno da manhã). Já para pessoas com idade acima de nove anos, a vacinação ocorre nos dois turnos.

Os locais de imunização contra a covid-19 devem ser verificados junto às Secretarias Municipais de Saúde de cada município.

Foto: Cícero Oliveira

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal