Programas de desenvolvimento fazem a diferença e aumentam a participação de mulheres na liderança

Image

Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, promovido pelo GPA, já impactou cerca de 1.200 colaboradoras desde a sua primeira edição, em 2019

O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar as conquistas e reconhecer os desafios enfrentados pelas mulheres. Um deles é a representatividade feminina em diversas áreas da sociedade. Nesse sentido, buscando a promoção da diversidade e maior equidade de gênero, o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, estabeleceu metas específicas sobre o tema dentro do seu ciclo de compromissos públicos para 2025: atingir 40% das mulheres em cargos de liderança. Atualmente, 52% do quadro de colaboradores são mulheres e elas já ocupam 38,3% dos cargos de liderança. No caso do Rio Grande do Norte, todas as lojas do grupo são comandadas por mulheres.

Os programas de liderança feminina são um bom exemplo de como as empresas podem contribuir para a promoção da equidade de gênero e para o fortalecimento das mulheres em posições de liderança. No caso do GPA, foi criado o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, um projeto que tem o objetivo de aumentar a representatividade feminina na em cargos de liderança dentro da empresa, e já impactou mais de mil mulheres desde a sua primeira edição, em 2019.

Em 2015, o grupo formalizou o compromisso com a promoção da Diversidade e Inclusão e definiu cinco temas prioritários para o fortalecimento de políticas e processos para garantir os direitos, o respeito, a valorização e a equidade de todos(as): inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência, diversidade etária, equidade de gênero, equidade racial e respeito e promoção aos direitos LGBTQIA+.

As ações contam com o apoio do Comitê de Sustentabilidade e Diversidade para garantir a transparência na estratégia de sustentabilidade, o GPA também assumiu importantes compromissos voluntários, com instituições como Aliança sem estereótipo (ONU Mulheres) e Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber