Programas de desenvolvimento fazem a diferença e aumentam a participação de mulheres na liderança

Image

Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, promovido pelo GPA, já impactou cerca de 1.200 colaboradoras desde a sua primeira edição, em 2019

O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar as conquistas e reconhecer os desafios enfrentados pelas mulheres. Um deles é a representatividade feminina em diversas áreas da sociedade. Nesse sentido, buscando a promoção da diversidade e maior equidade de gênero, o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, estabeleceu metas específicas sobre o tema dentro do seu ciclo de compromissos públicos para 2025: atingir 40% das mulheres em cargos de liderança. Atualmente, 52% do quadro de colaboradores são mulheres e elas já ocupam 38,3% dos cargos de liderança. No caso do Rio Grande do Norte, todas as lojas do grupo são comandadas por mulheres.

Os programas de liderança feminina são um bom exemplo de como as empresas podem contribuir para a promoção da equidade de gênero e para o fortalecimento das mulheres em posições de liderança. No caso do GPA, foi criado o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, um projeto que tem o objetivo de aumentar a representatividade feminina na em cargos de liderança dentro da empresa, e já impactou mais de mil mulheres desde a sua primeira edição, em 2019.

Em 2015, o grupo formalizou o compromisso com a promoção da Diversidade e Inclusão e definiu cinco temas prioritários para o fortalecimento de políticas e processos para garantir os direitos, o respeito, a valorização e a equidade de todos(as): inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência, diversidade etária, equidade de gênero, equidade racial e respeito e promoção aos direitos LGBTQIA+.

As ações contam com o apoio do Comitê de Sustentabilidade e Diversidade para garantir a transparência na estratégia de sustentabilidade, o GPA também assumiu importantes compromissos voluntários, com instituições como Aliança sem estereótipo (ONU Mulheres) e Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal