CGU retira sigilo de cartão de vacina de Bolsonaro

Image

Órgão acatou recurso que contestava a negativa de divulgação de data, local e nome de vacinas usadas pelo ex-presidente

A Controladoria-Geral da União (CGU) autorizou nesta segunda-feira (13 de março de 2023) a divulgação da carteira de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após o órgão acatar um recurso que contestava a negativa anterior de divulgar informações como data, local, laboratório de fabricação e nome de vacinas que tenham sido aplicadas e constam no cartão de vacinação do ex-presidente.

Com a autorização da CGU, o Ministério da Saúde deverá informar se Bolsonaro foi ou não vacinado contra a covid-19. Se houver registros, o ministério é obrigado a fornecer as informações completas sobre a vacina aplicada, incluindo data, local e laboratório fabricante. O ex-presidente afirmou em diversas ocasiões que não se vacinou.

No entanto, as informações só poderão ser fornecidas pelo ministério após o término da Investigação Preliminar Sumária (IPS). A CGU está investigando a possibilidade de inserção de dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde. Durante a gestão anterior, Bolsonaro impôs sigilo à divulgação de sua carteira de vacinação, alegando que se tratava de uma informação pessoal e privada.

Um dos primeiros atos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi determinar à CGU a revisão dos sigilos aplicados por Bolsonaro, incluindo a carteira de vacinação, gastos do cartão corporativo e o processo administrativo sobre a participação do general Eduardo Pazuello em um evento político no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/Controladoria-Geral da União

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo