Brasil ganha 72 km² de território com atualização das fronteiras

Image

Três municípios do RN tiveram seus limites atualizados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29.mar.2023) um levantamento que mostra o aumento de 72,2 quilômetros quadrados (km²) no território brasileiro em 2022. A área total do país foi ajustada para 8.510.417,771 km².

De acordo com o IBGE, o acréscimo do território deve-se a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A atualização ocorreu devido à realidade física dos rios da região e está em conformidade com dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, o IBGE também divulgou hoje (29.mar) mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa dessas cidades aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

O instituto informou que as atualizações decorrem da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE.

O Rio Grande do Sul foi o estado com maior número de mudanças nos limites municipais (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

Três municípios do Rio Grande do Norte também tiveram seus limites atualizados: Campo Grande, Janduís e Messias Targino.

Foto: Google Maps

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo