Do total, R$ 61,6 milhões foram provenientes de visitantes e turistas
Durante o Carnaval de 2023 em Natal, tanto os moradores locais quanto os turistas injetaram R$ 126,8 milhões na economia da capital potiguar. Do total, R$ 65,2 milhões vieram dos participantes residentes em Natal, enquanto R$ 61,6 milhões foram provenientes de visitantes e turistas. Os dados foram apresentados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta terça-feira (28.mar.2023).
A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN traçou o Perfil de Participantes e Percepção dos Empresários durante o período carnavalesco. No geral, somando as avaliações dos participantes residentes e turistas, o Carnaval em Natal obteve uma média de aprovação geral de 8,7. De acordo com o levantamento, 88,6% do público participante pretende retornar na próxima edição do evento.
A pesquisa também revelou que fatores como o acesso ao local dos eventos (93,5%), organização (92,8%), espaço físico/estrutura do evento (92,7%) e segurança (92,6%) foram os itens mais relevantes observados pelos foliões. Os locais mais frequentados dentro da programação oferecida pelo evento foram os shows musicais (78,6%), blocos de rua (45,4%), praias (28%) e marchinhas (11,1%). A pesquisa ouviu 700 pessoas no período de 16 a 21 de fevereiro.
Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os dados apresentados revelam a força e a importância do Carnaval para a cultura e, sobretudo, para a economia de Natal. “É importante se debruçar sobre a pesquisa para analisar quais pontos foram apontados pelos entrevistados que precisam de melhorias e verificar aqueles bem avaliados como aprimorar ainda mais”, afirmou o dirigente da Federação.
Por ser uma data festiva que conta com uma programação variada e em diversos polos da cidade, a maioria dos entrevistados responderam que as atrações musicais (36,4%) é o principal motivo apontado pelo folião para ir ao Carnaval de Natal. Em seguida, fatores como gratuidade (29,7%), tradição (18,6%), amigos/familiares (16,3%), comodidade/localização (13,3%), também foram levados em consideração pelos foliões.
Foto: Divulgação/Fecomércio RN