Estudantes ocupam a Secretaria Estadual de Educação

Estudantes ocupam a Secretaria Estadual de Educação

Cerca de 35 alunos participaram da ação, e relataram terem sido empurrados pela segurança e terem uma arma apontada contra eles na chegada ao prédio

Um grupo de estudantes de escolas técnicas estaduais e institutos federais ocuparam a Secretaria Estadual de Educação em Natal na tarde de sexta-feira (31.mar.2023), reivindicando o fretamento de ônibus para participar do Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico no Rio de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de abril, e a reforma imediata das escolas.

Cerca de 35 alunos participaram da ação, e relataram terem sido empurrados pela segurança e terem uma arma apontada contra eles na chegada ao prédio. Os estudantes trouxeram colchonetes e afirmaram estar preparados para dormir no local até que sejam recebidos pela titular da pasta, Socorro Batista.

De acordo com a coordenadora-geral da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Adriane Nunes, os estudantes já haviam protestado na secretaria na última sexta-feira (24.mar) e alegam que a secretaria havia marcado reuniões para esta semana com os alunos, mas que foram desmarcadas. A secretária de educação também teria se reunido com os estudantes anteriormente, explicando que não era possível atender ao pedido de custeio de transporte para o evento no Rio de Janeiro.

Governadora determina apuração de supostas agressões a estudantes

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ordenou uma investigação sobre o comportamento da segurança privada durante a ocupação e disse em suas redes sociais que seguirá acompanhando atentamente a apuração do ocorrido.

“Já determinei a apuração rigorosa das circunstâncias do serviço de vigilância privada no episódio lamentável ocorrido na tarde desta sexta-feira (31) durante a ocupação de um grupo de estudantes ao prédio da Secretaria de Educação. Quero ressaltar que a secretária Socorro Batista já havia recebido o grupo e, na ocasião, expôs a impossibilidade de atender ao pleito — o custeio de transporte desses estudantes para participarem de um evento em outro estado, a realizar-se na próxima semana. Seguirei acompanhando atentamente a apuração do ocorrido”, afirmou Fátima pelo Twitter.

Foto: Reprodução

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal