Lula retira 10 empresas públicas federais de programas de privatização

Lula retira 10 empresas públicas federais de programas de privatização

O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prestes a completar 100 dias de seu mandato, cumpriu uma de suas promessas de campanha ao determinar a retirada de 10 empresas públicas federais de programas de privatização. O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (6.abr.2023), e afeta estatais como os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Essa medida já estava prevista no relatório da equipe de transição do governo para os primeiros meses de gestão. As empresas foram retiradas definitivamente do Programa Nacional de Desestatização (PND) e do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo, sendo este último uma etapa prévia que qualifica a modelagem de privatização das empresas públicas.

Em janeiro, por meio de despacho presidencial, já havia sido determinado o início de estudos para a revisão das privatizações, e agora essa decisão se consolida por meio de decreto. Algumas estatais, como os Correios, haviam tido sua privatização aprovada pela Câmara dos Deputados e aguardavam ainda a aprovação pelo Senado.

Empresas públicas excluídas do PND:

  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
  • Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
  • Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev)
  • Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)
  • Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
  • Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF)
  • Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec)

Revogação de qualificação pelo PPI:

  • Armazéns e imóveis da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
  • Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA)
  • Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês