Preparatório para o ENEM em comunidade na zona oeste de Natal inicia aulas gratuitas nesta terça-feira (11)

Image

Cursinho busca diminuir desigualdade social no acesso à educação; inscrições podem ser realizadas pela internet

“O ENEM muda a vida das pessoas e tem que ser para todo mundo”, partindo do fato de que o acesso ao ensino superior tem potencial de transformar realidades e considerando que esse acesso ainda é restrito a determinados grupos, apesar dos avanços das políticas de inclusão, como as cotas, o Cursinho Popular Dona Militana propõe diminuir a desigualdade social no acesso à educação, por meio de acompanhamento presencial gratuito. De acordo com dados apresentados pelo Instituto Semesp, com base nas estatísticas do Inep, somente 17,7% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados nas universidades. 

O número reforça a percepção de inacessibilidade do ensino superior para a maioria dos brasileiros, que, como Renan Felipe, 19 anos, aprovado em audiovisual, em 2022.1, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos alunos da 1ª edição do cursinho, em 2021, antes de participar do cursinho popular, percebia o ensino superior como distante: “um sonho impossível de ser realizado”, destaca. 

Estudar em universidade pública também era visto dessa forma por Ana Júlia, 19 anos, aluna do preparatório em 2022, aprovada neste ano, na graduação em Serviço Social na UFRN: “enxergava muito como algo elitizado, como ainda é”. Nas duas trajetórias de estudo, os alunos relataram que sem o preparatório Dona Militana não teriam uma base do que deveriam estudar para o ENEM. 

O aprovado em História neste ano, também na UFRN, Guilherme Felipe, ao pontuar que está gostando muito da Universidade Federal, agradeceu: “a parte que mais me ajudou foi a oportunidade proporcionada aos mais humildes, como eu, estudar com qualidade de forma gratuita”. O preparatório para o ENEM, criado por movimentos sociais para atender estudantes em situação de vulnerabilidade econômica de Natal, iniciará as aulas de 2023 nesta terça-feira (11.abr.2023). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet (neste link: https://forms.gle/dFxgm1F1u5Y5DXsc8).

As aulas serão presenciais e ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 9 às 12h15, na Escola Estadual Prof. Luís Soares, no bairro de Dix-Sept Rosado, zona oeste de Natal. 

O plano pedagógico contempla todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As matérias serão lecionadas por professores voluntários e em formação (graduandos e graduandas) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A realização do cursinho se dá por meio de execução de emenda parlamentar, destinada em 2022, pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), através da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), projetos de extensão da UFRN, apoio do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT – Natal) e atuação dos educadores populares da Democracia Socialista (DS, tendência do Partido dos Trabalhadores – PT). 

Segundo uma das idealizadoras, Júlia Almeida, a criação do curso, um desejo antigo, foi motivada não só pela compreensão dos privilégios que o atual formato do ENEM proporciona aos estudantes que podem cursar preparatórios particulares, como também pelas transformações de vida provocadas pelo acesso à universidade. Ela explica que muitos dos estudantes precisam começar a trabalhar para complementar a renda em casa e não conseguem conciliar estudos e trabalho, o que, muitas vezes, conduz à desistência de ingressar na universidade ou até mesmo a evasão escolar durante o ensino médio. “Os estudantes de escolas públicas encontram inúmeros desafios econômicos, sociais e políticos que muitas vezes o impedem de tentar o acesso a uma universidade pública”, disse Júlia.

O nome do curso é uma homenagem à Dona Militana, considerada a maior romanceira do Brasil.

Serviço:

Cursinho Popular Dona Militana 2023 | Gratuito | Presencial

Local: Escola Estadual Prof. Luís Soares, no bairro de Dix-Sept Rosado, zona oeste de Natal

Horários: Terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h e aos sábados das 9 às 12h15

Início das aulas: Terça-feira (11.abr)

Formato da inscrição: Formulário Google 

(https://forms.gle/dFxgm1F1u5Y5DXsc8) 

Informações: (84) 99710-7852 (WhatsApp)

Foto: Divulgação

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês