Dia dos Povos Indígenas: escola de Natal defende a importância da temática no ambiente escolar

Dia dos Povos Indígenas: escola de Natal defende a importância da temática no ambiente escolar

Colégio das Neves aproveita a celebração da data para oportunizar os estudantes um espaço de diálogo para refletir sobre a história, a cultura e a luta desses povos

No dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, antes conhecido como Dia do Índio. A alteração da nomenclatura foi viabilizada por meio da aprovação de uma lei federal de 2022, que busca dar visibilidade e valorizar a diversidade cultural e a riqueza histórica dos povos que habitavam o território brasileiro, antes da chegada dos colonizadores europeus.

A historiadora e professora do Colégio Nossa Senhora das Neves, Amanda Conrado, afirma que a questão da mudança no nome proporciona uma valorização aos povos indígenas.

O termo índio é pejorativo por entrar em um rol de padronizá-los da mesma forma. Quando chegou ao Brasil, o colonizador – primeiramente não de maneira proposital, mas em segunda sim – homogeneizou esses povos utilizando o termo índio. Quando se utiliza esse termo, se revisita um preconceito a essas populações. Hoje, os movimentos indigenistas no Brasil orientam a utilização das nomenclaturas ‘povos indígenas’, ‘povos originários’, ‘povos nativos’, ou até mesmo pelas próprias tribos indígenas”, explica a historiadora.

A história e a cultura dos povos indígenas, ainda pouco conhecidas pela maioria da população, são muitas vezes retratadas de forma estereotipada e preconceituosa. A escola, portanto, tem o papel de desmitificar essas ideias e apresentar aos estudantes uma visão mais ampla e plural da história e da cultura brasileira, que inclui a diversidade indígena.

O geógrafo e também professor do Neves, Felipe Justino, comenta que nos conteúdos de História e Geografia, tem-se a contribuição dos indígenas na sociedade brasileira, tanto do ponto de vista histórico, quanto do ponto de vista do espaço geográfico e formação da população.

Tivemos um sábado letivo como forma de valorização do papel do indígena na formação da sociedade brasileira. Abordamos as lutas atuais como a demarcação de terras, a situação frente as políticas públicas voltadas para os indígenas, as situações de instabilidades como a Covid-19 e questões de saúde dessas populações”, pontua Felipe.

A inclusão da história e cultura indígena nos currículos escolares já é obrigatória por lei, no entanto, ainda é pouco praticada nas escolas brasileiras. É preciso que as instituições de ensino se engajem nesse processo e ofereçam formação aos professores para que eles se sintam preparados para trabalhar a temática de forma adequada.

Nesse contexto, é importante destacar que a escola tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e que a abordagem da temática indígena no ambiente escolar é uma das formas de se contribuir para essa mudança.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo