Em reunião com governadores e prefeitos, Lula discute segurança nas escolas

Em reunião com governadores e prefeitos, Lula discute segurança nas escolas

Encontro aconteceu no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está liderando uma reunião na manhã desta terça-feira (18.abr.2023) com governadores e prefeitos para discutir políticas públicas que possam proteger o ambiente escolar. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e também contou com a presença de ministros, da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, abriu a reunião enfatizando que o objetivo principal é criar um fórum com a participação dos estados e dos três poderes para elaborar medidas para enfrentar a violência nas escolas. Ele disse que a ideia é estabelecer um “Conselho da República” para definir propostas sobre o assunto.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou que o número de tragédias em escolas tem aumentado exponencialmente e que essas ações precisam ser combatidas. Ele agradeceu o apoio que o Poder Judiciário tem dado nas investigações.

Dino também mencionou o canal que o ministério estabeleceu para receber denúncias de ameaças à comunidade escolar. Segundo ele, já houve pelo menos 225 prisões de suspeitos de crimes em escolas. No total, a plataforma recebeu 7,4 mil denúncias.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamou a atenção para a responsabilidade das redes sociais na divulgação de conteúdos de risco social.

Durante a reunião desta terça-feira, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um conjunto de medidas para fortalecer a segurança nas escolas, incluindo o fortalecimento da infraestrutura e a ampliação das equipes responsáveis pelo cuidado da saúde mental dos alunos.

Uma das ideias do governo é criar um programa para construir “círculos de paz” nas escolas do país. A medida, que está sendo discutida com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aplicaria os princípios da mediação de conflitos e da justiça restaurativa.

De acordo com Santana, o Ministério da Educação (MEC) antecipará a parcela dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A ideia é que o valor de R$ 1,097 bilhão possa ser usado pela rede de ensino para a proteção das escolas.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com informações do Metrópoles

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo