Censo do PISA e psicóloga potiguar mostram que quando os tutores se envolvem no ambiente escolar, o desempenho das crianças é afetado positivamente
Segundo dados divulgados pelo último censo do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), no Brasil, apenas 50,2% dos estudantes dizem que os pais se interessam pelas atividades escolares. Ao olhar mais de perto e comparar o desempenho dos alunos analisados, o estudo ainda constatou que aqueles com pais presentes na vida escolar tinham melhor desempenho em sala de aula e notas mais altas.
Esse levantamento de dados só confirma o que profissionais da pedagogia já falavam há muito tempo: a presença dos pais na escola é um fator determinante para o sucesso educacional dos filhos. Por isso, em Natal, o Colégio Nossa Senhora das Neves incentiva ao máximo os tutores a se manterem em contato com a equipe pedagógica e o ambiente escolar.
Ao contrário do que muitos acham, esse envolvimento é importante durante toda caminhada escolar, não apenas durante a infância. “Assim como a família acompanha as transformações dos adolescentes em casa, fez-se necessário acompanhar também no espaço escolar. Esse envolvimento significa demonstrar a importância que esse espaço tem para o desenvolvimento intelectual e socioemocional dos seus filhos. Além disso, a presença da família no ambiente escolar pode ajudar os pais a entenderem melhor as necessidades do adolescente e apoiá-los em questões emocionais e comportamentais”, explica Sheila Salustino, psicóloga escolar no Colégio das Neves.
Os pais podem desempenhar um papel importante no apoio aos filhos para que eles se tornem alunos bem-sucedidos. Eles podem ajudar com a lição de casa, ler e conversar sobre o que os filhos estão aprendendo na escola e se envolver em atividades extracurriculares. Essas ações simples, mas importantes, demonstram aos filhos que a aprendizagem é importante e que os pais valorizam a educação.
Quem sente os benefícios desse envolvimento na própria família é a potiguar Deborah Oliveira, que adapta toda rotina para incluir o Neves na agenda e se fazer presente na rotina escolar dos três filhos. “Demonstrar interesse na vida escolar dos meus filhos com certeza os deixa mais motivados. Se interessar pelo dia a dia das crianças faz com que elas se sintam importantes, amadas e cuidadas”, conta Deborah.
Por ter estudado na mesma escola, a mãe da Helena, do Lucas e da Maria conta que se envolver nos eventos, ir para as festinhas e conversar com os professores das crianças se torna ainda mais especial. “Como ex-aluna, consigo reviver com eles a expectativa que tinha quando estudante. As festividades na escola são momentos muito especiais em que posso compartilhar com meus filhos a dedicação que eles tiveram em preparar cada momento”.
O desenvolvimento exemplar das três crianças de Deborah só reforça as falas da psicóloga Sheila, que garante que as trocas entre pais e professores facilitam muito o processo de aprendizagem dos pequenos. “Os pais podem fornecer informações valiosas aos professores sobre as necessidades e habilidades de seus filhos. Isso ajuda os professores a adaptarem seu ensino para atender às necessidades específicas dos alunos e ajudá-los a alcançar seu potencial máximo”, conclui a profissional.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.