Empresa suíça vence leilão e passa a administrar o Aeroporto de Natal

Empresa suíça vence leilão e passa a administrar o Aeroporto de Natal

Arrematado por R$ 320 milhões, terminal aéreo será comandado por suíços pelos próximos 30 anos

Nesta sexta-feira (19.mai.2023), ocorreu o primeiro leilão de relicitação da aviação nacional. Conduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na Bolsa de Valores de São Paulo, o Aeroporto de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, foi arrematado pela empresa Zurich Airport International. O lance vencedor atingiu R$ 320 milhões, o que representa um valor 41% acima do mínimo estabelecido para o terminal.

A empresa vencedora do leilão precisará cumprir obrigações prévias antes de assinar o contrato, que será de 30 anos. Após a assinatura, serão realizados os pagamentos de outorga, marcando o início efetivo do contrato com a Zurich Airport.

A governadora Fátima Bezerra (PT) expressou sua satisfação com a aquisição do aeroporto pela empresa suíça Zurich. “Ficamos imensamente felizes com o arremate pela empresa suíça, Zurich, no nosso principal aeroporto. Tenho certeza que teremos excelentes resultados em captação de novas rotas para o Rio Grande do Norte, bem como o protagonismo do nosso destino. Agora é trabalhar com a empresa vencedora”, disse.

Aninha Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, explicou que a parceria com a Zurich possibilitará atrair novas rotas, investimentos e fortalecer a colaboração com o governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). “Ter um concessionária aeroportuária forte é peça fundamental para o desenvolvimento do turismo e para a economia potiguar”, disse.

Além de Fátima Bezerra e Aninha Costa, acompanharam o leilão o vice-governador Walter Alves e pelos secretários de Estado: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Virgínia Ferreira (SEGRI) e Daniel Cabral (Asscom). Também estiveram presentes o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divaneide Basílio, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, e o gerente de feiras e mercados da Embratur, Bruno Reis.

A nova controladora do aeroporto
A Zurich Airport Brasil é uma empresa do grupo Zurich Airport, responsável pela operação de 100% dos aeroportos de Florianópolis (SC), Macaé (RJ) e Vitória (ES), por meio de contratos de concessão com duração de 30 anos. Em Belo Horizonte (MG), o grupo suíço também opera, em parceria com os grupos CCR e Infraero, o Aeroporto de Confins desde 2014.

O Grupo Zurich Airport está envolvido na operação de nove aeroportos ao redor do mundo. Além do Aeroporto de Zurique, na Suíça, a empresa concentra seus investimentos na América Latina, onde atua nos aeroportos de Bogotá (COL), Curaçao, Iquique e Antofagasta, no Chile. Em 2019, a empresa também conquistou a concessão para construir e operar o segundo aeroporto de Nova Delhi, na Índia.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês