Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23

Rede também ampliou a quantidade de mulheres em cargo de liderança no período e doações de alimentos de caráter emergencial

As lojas convertidas de hipermercados para atacarejo puxaram o desempenho de vendas do Assaí Atacadista no 1º trimestre de 2023. Agora com presença em pontos comerciais mais centrais e bem localizados, as novas unidades têm apresentado rápida maturação e atraído um grande fluxo de clientes. Aliada à alta atratividade do modelo de negócio, as lojas já alcançam um faturamento acima de R$ 21 milhões/mês. O patamar é superior à média da Cia. Os resultados foram divulgados ao mercado nesta quinta-feira (4).

Com isso, a rede alcançou um crescimento de 33% de receita ante o mesmo período do ano anterior (faturamento de R$ 16,6 bilhões no total) – alta +24,7% das novas lojas e +7,2% do parque já existente. O desempenho reflete a solidez do projeto de expansão da Cia e uma estratégia comercial bem-sucedida que traz sustentação à inauguração das unidades. Nos últimos 12 meses, 59 lojas foram inauguradas (50 conversões e 9 orgânicas) e, para 2023, 28 lojas estão em fase de obras – sendo 13 conversões de hipermercados e 15 unidades orgânicas (projetos novos).

Avanços em ESG

O período também foi marcado por avanços nos compromissos de ESG do Assaí. No trimestre, a rede ampliou a quantidade de mulheres em cargos de liderança, com o total de 26% em cargos de gerência ou acima na hierarquia. Já as doações de alimentos e itens de higiene e limpeza em caráter emergencial (situações de desastres ou outros fatores de urgência) chegaram a 35 toneladas. Entre os públicos impactados, estiveram famílias em situação de vulnerabilidade afetadas pelas fortes chuvas na Bahia, Acre, Maranhão, Litoral Norte de São Paulo e para os povos indígenas Yanomami.

Desempenho da Cia

Ainda no 1T23, o Assaí registrou um lucro líquido positivo de R$ 72 milhões. Já o EBIDTA Ajustado foi de R$ 951 milhões, sendo 200 milhões superior ao 1T22. Também houve continuidade dos ganhos de market share nas praças de atuação da Companhia e o aprimoramento da estratégia phygital (que une as lojas físicas com o universo digital) com o lançamento do aplicativo Meu Assaí. O app figurou entre os cinco mais baixados na semana de lançamento e a base CRM já inclui mais de 7 milhões de clientes cadastrados.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” do Valor 1000. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, sendo a 1ª no varejo alimentar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo