Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023

Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023

A indústria extrativista foi a mais afetada, com uma redução de -9,3%

A produção industrial no primeiro trimestre de 2023 teve uma queda de -2,7%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM – PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta segunda-feira (22.mai.2023).

A indústria extrativista foi a mais afetada, com uma redução de -9,3%. Apesar disso, o estado do Rio Grande do Norte se destacou no crescimento da fabricação de alimentos, com um aumento de 37,4%, e na produção de vestuário e acessórios, com um crescimento de 32,2%.

No entanto, esses resultados não foram suficientes para equilibrar o saldo negativo. Além disso, no acumulado do ano, o Maranhão foi o único estado da região nordeste a apresentar um desempenho positivo, com um crescimento de 8,3%.

A produção industrial nacional teve uma redução de 0,4% no Brasil como um todo, com 12 dos 18 locais pesquisados registrando queda. Os estados do Rio Grande do Sul (-9,2%) e Mato Grosso (-7,4%) foram os mais afetados, apresentando as maiores retrações.

O RN teve um resultado positivo em março, com um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os setores da indústria de transformação e da indústria extrativista do RN apresentaram desempenhos divergentes, com um crescimento de 4,5% e uma queda de -8,3%, respectivamente.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal