Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023

Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023

A indústria extrativista foi a mais afetada, com uma redução de -9,3%

A produção industrial no primeiro trimestre de 2023 teve uma queda de -2,7%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM – PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta segunda-feira (22.mai.2023).

A indústria extrativista foi a mais afetada, com uma redução de -9,3%. Apesar disso, o estado do Rio Grande do Norte se destacou no crescimento da fabricação de alimentos, com um aumento de 37,4%, e na produção de vestuário e acessórios, com um crescimento de 32,2%.

No entanto, esses resultados não foram suficientes para equilibrar o saldo negativo. Além disso, no acumulado do ano, o Maranhão foi o único estado da região nordeste a apresentar um desempenho positivo, com um crescimento de 8,3%.

A produção industrial nacional teve uma redução de 0,4% no Brasil como um todo, com 12 dos 18 locais pesquisados registrando queda. Os estados do Rio Grande do Sul (-9,2%) e Mato Grosso (-7,4%) foram os mais afetados, apresentando as maiores retrações.

O RN teve um resultado positivo em março, com um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os setores da indústria de transformação e da indústria extrativista do RN apresentaram desempenhos divergentes, com um crescimento de 4,5% e uma queda de -8,3%, respectivamente.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês