Xandy Negrão, ícone da Stock Car, morre aos 70 anos

Xandy Negrão, ícone da Stock Car, morre aos 70 anos

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

Nesta quarta-feira (24.mai.2023), foi anunciada a triste notícia do falecimento de Alexandre Funari “Xandy” Negrão, um dos ícones do automobilismo brasileiro, aos 70 anos. O piloto e empresário perdeu sua batalha contra o câncer. A Stock Car, principal categoria do esporte a motor no país, confirmou a notícia.

Xandy Negrão será lembrado como um competidor duro, mas sempre mantendo a alegria. Sua personalidade brincalhona não o impedia de ser profissional em sua atuação, como afirmou um trecho do comunicado emitido pela Stock Car. Ele conquistou o vice-campeonato da Stock Car em quatro ocasiões: 1995, 1996, 1997 e 1999. Durante sua carreira de 20 anos na categoria, de 1983 a 2003, Negrão disputou 108 corridas, obtendo 21 vitórias, 23 pole positions e subindo ao pódio 59 vezes.

Além de sua carreira como piloto, Xandy Negrão obteve sucesso como empresário. Ele foi o fundador da Medley, o maior laboratório de medicamentos genéricos do Brasil, que foi vendido em 2009. Antes de seu falecimento, Negrão também se dedicava à criação de gado em sua fazenda em Goiás.

O legado de Xandy Negrão continuará através de sua família. Ele deixa seu filho Xandinho Negrão, com quem conquistou a Endurance Brasil em 2020, seu irmão Guto Negrão, ex-piloto e vice-campeão da Stock Car em 2003, e seu sobrinho André Negrão, participante do WEC (World Endurance Championship).

Foto: Duda Bairros

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês