PIB do Brasil cresce quase 2% no primeiro trimestre de 2023

PIB do Brasil cresce quase 2% no primeiro trimestre de 2023

O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o último trimestre de 2022, totalizando R$ 2,6 trilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1º.jun.2023).

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a economia brasileira cresceu 4%. O setor agropecuário foi o principal responsável pelo crescimento, com alta de 21,6%, impulsionado pelo aumento da produção de soja. O setor de serviços também cresceu 0,6%, com destaque para as atividades de transporte e financeiras.

A indústria teve variação negativa de 0,1%, enquanto a formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, caiu 3,4% no período. As exportações de bens e serviços caíram 0,4%, enquanto as importações recuaram 7,1%, contribuindo positivamente para o PIB.

O consumo das famílias e do governo cresceu 0,2% e 0,3%, respectivamente, enquanto a formação bruta de capital fixo caiu 3,4%.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN