Caminhada diária de 20 minutos reduz riscos cardiovasculares

Caminhada diária de 20 minutos reduz riscos cardiovasculares

Os pesquisadores enfatizam a importância de programas sustentados de atividade física, especialmente para grupos de baixa renda

Um estudo publicado no boletim científico Circulation da Associação Americana de Cardiologia na quarta-feira (24.mai.2023) destaca que uma caminhada enérgica de apenas 20 minutos por dia é suficiente para melhorar a saúde e reduzir os riscos cardiovasculares.

O estudo alerta que grupos populacionais com menos atividade física, como adultos mais velhos, mulheres, negros, pessoas com depressão, menor capacidade socioeconômica e residentes em áreas rurais, têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores enfatizam a importância de programas sustentados de atividade física, especialmente para grupos de baixa renda. A atividade física regular mantém o coração saudável e esses resultados oferecem a oportunidade de focar esforços em programas de atividade física em áreas com maior necessidade.

Aumentar os níveis de atividade física para melhorar a equidade em saúde requer uma abordagem de equipe com profissionais de saúde envolvidos na avaliação e promoção regular da atividade física para todos os pacientes.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês