Governo do RN planeja amplo concurso público em 2024; Idema terá 180 vagas

Governo do RN planeja amplo concurso público em 2024; Idema terá 180 vagas

O objetivo é suprir o déficit de servidores públicos no estado, que atualmente é de 20.800 em relação a 2011

O governo do Rio Grande do Norte está em negociação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para obter autorização especial visando a realização de um amplo concurso público em 2024. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (5.jun.2023), na edição impressa do Novo Notícias.

O objetivo é suprir o déficit de servidores públicos no estado, que atualmente é de 20.800 em relação a 2011. O governo espera evitar um colapso nos serviços públicos e prejuízos para a sociedade.

Na próxima semana, o Executivo estadual assinará um termo de ajuste de gestão para o concurso do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), com a previsão de abertura de 180 vagas. O número foi dado pela governadora Fátima Bezerra na abertura da Semana do Meio Ambiente.

A quantidade de vagas para o concurso amplo ainda não foi definida, mas espera-se que seja um concurso amplo e abrangente, visando atingir milhares de pessoas.

No entanto, a realização de novos concursos está limitada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede gastos com pessoal acima do limite prudencial, correspondente a 46,55% da receita. Atualmente, o Rio Grande do Norte está com um índice de 56,8%. Para obter a autorização do TCE, o governo está elaborando um estudo de redução de despesas de pessoal, que deverá indicar uma projeção de redução gradual até 2032, demonstrando que o estado estará abaixo do limite prudencial nesse período.

O secretário de Administração, Pedro Lopes, informou que o termo de autorização para o amplo concurso público no RN deverá ser assinado até agosto. A nomeação dos aprovados está prevista para julho de 2024. No entanto, devido às restrições financeiras, será necessário ajustar o número de vagas de acordo com a capacidade de absorção de despesas do estado.

O governo considera esse concurso de extrema importância para suprir a carência de servidores em diversas áreas e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês