A estimativa é que o volume de mercadorias inspecionadas e apreendidas aumente em até 50%
O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (5.jun.2023), o Núcleo Integrado de Fiscalização Caraú, localizado na BR-101, em Baia Formosa, na divisa com a Paraíba. O posto fiscal, desativado há dez anos, passou por obras de reforma e modernização, tornando-se um centro integrado de fiscalização para promover maior controle na rodovia que conecta o Rio Grande do Norte aos demais estados da região e do centro-sul do país.
O Núcleo abrigará equipes da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RN), Polícia Militar (PM) e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn), concentrando os serviços prestados por esses órgãos em um único local. Foram investidos cerca de R$ 30 milhões para reativar o posto, com financiamento do Governo Cidadão e Banco Mundial.
Com tecnologia avançada, incluindo inteligência artificial e sistemas de verificação instantânea, o NIF Caraú permitirá um controle mais eficiente de documentação irregular de veículos e cargas, contribuindo para o combate ao tráfico de drogas, roubos de automóveis e sonegação fiscal. A estimativa é que o volume de mercadorias inspecionadas e apreendidas aumente em até 50%.
Durante a inauguração, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do novo posto para a eficiência fiscal, transparência e cidadania no estado. Além disso, ela empossou Carlos Eduardo Xavier como titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em solenidade que contou com a presença de autoridades locais e representantes dos órgãos envolvidos.
O NIF Caraú possui uma estrutura ampla, com áreas de apoio, alojamentos, garagens, cozinha, refeitório e outros ambientes, visando atender às necessidades das equipes e proporcionar um ambiente competitivo para o Rio Grande do Norte.
Foto: Sandro Menezes – Assecom/RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.