Coletivo CIDA (RN) leva a dança potiguar para a Argentina

Coletivo CIDA (RN) leva a dança potiguar para a Argentina

No momento, o Coletivo CIDA (RN) segue em cartaz até o dia 11 de junho no Sesc Copacabana

O Coletivo CIDA (RN) realiza temporada no Rio de Janeiro e, simultaneamente, participa da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). Para o evento sediado na cidade de Buenos Aires, foi representado pela jornalista Cecília Oliveira.

Ao longo do MICA, o CIDA participou de reuniões com a ministra da Cultura, Margareth Menezes e com o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, além de participar de rodadas de negócios e networking.

O MICA é o maior evento de cultura na Argentina e tem por objetivo articular os setores das indústrias culturais, potenciar intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países. Nesta edição, o Brasil é convidado de honra e enviou uma comitiva de profissionais selecionada por meio de um Edital lançado em março de 2023 de setores como: circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. Ao todo foram 90 escolhidos, entre compradores e vendedores.

Cecília Oliveira é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atua como Comunicadora Criativa e uma das gestoras do blog cultural potiguar Apartamento 702. É uma autora do “Guia Não Tradicional da Cidade do Natal e há cinco anos vem trabalhando na linha de frente da assessoria de comunicação do Coletivo CIDA através de sua empresa Comunica Ceci.

“Ver o Ministério da Cultura de volta e poder estar de um evento como esse é a realização de um sonho. Foram semanas de preparação para estar na Argentina levando o nome do CIDA e da dança contemporânea potiguar, mas a sensação é de dever cumprido!’, comenta Cecília.

“Ao longo de cinco dias de atividades no MICA nos conectamos com profissionais de diversos lugares do Brasil e do mundo. Foi possível também ver um pouco da produção de teatro, dança e música produzida em solo argentino. Estivemos em mais de 25 produtivas rodadas de negócio com compradores do Brasil e diversos países que vão ajudar a levar a arte produzida pelo CIDA para países da América Latina e Europa. A articulação com os compradores deve seguir ao longo das próximas semanas e em breve certamente teremos apresentações confirmadas em novos territórios ”, estima a jornalista.

No momento, o Coletivo CIDA (RN) segue em cartaz até o dia 11 de junho no Sesc Copacabana. Serão exibidos os espetáculos “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos”, sempre às 20h com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição. Ingressos estão sendo vendidos com valores a partir de R$ 7,50 na bilheteria do teatro.

Residência artística na França

Recentemente o grupo foi contemplado no Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França – 2022. Com maior nota dentre os contemplados brasileiros e franceses, o Coletivo CIDA irá remontar o espetáculo “Sucre”, criado originalmente pela companhia francesa AteKa Compagnie em 2019. Em novembro, o grupo norte-rio-grandense passará uma temporada no MC2: Casa de Cultura de Grenoble – na cidade de Grenoble, na França.

Apoiado pela “La Fabrique des Résidences” do Instituto Francês, o programa “Cruzamentos” é o primeiro programa de residência da Villa Tijuca. Dedicado às artes cênicas é fruto de uma geminação entre a rede de Allianças Francesas no Brasil com Chaillot – Teatro Nacional da Dança – Paris, França e o MC2: Casa de Cultura de Grenoble – Grenoble, França em cooperação com a Funarte – Brasil. A bolsa tem como foco incentivar ações de residências artísticas relacionadas às áreas de circo, dança, teatro e performance de artistas brasileiros e franceses.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal