Estácio abre vagas para Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos

Estácio abre vagas para Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos

Aulas começam em agosto de 2023 e são completamente gratuitas, com metodologia própria para a alfabetização em 100 horas

O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior no Brasil – está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A inscrição para o segundo semestre está disponível até o dia 31 de julho em um dos campi participantes ou pelo site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao. Em Natal, o projeto acontece na faculdade Estácio, no bairro do Alecrim.

Todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos e tem como objetivo preparar os alunos que não aprenderam a ler no tempo regular para ler e escrever pequenos textos com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.

A proposta é que, ao final do curso, os alunos tenham autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, ler uma receita gastronômica, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão, como saber se comunicar nas redes sociais e no Whatsapp.

Segundo os últimos dados do IBGE, o Brasil registrava em 2019 o número de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Diminuir esta estatística é um grande desafio para o Instituto Yduqs.

“Nossa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. Mais de 850 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.

SERVIÇO – Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao

Onde: Estácio Natal – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, Natal – RN, 59030-350

As aulas acontecerão a partir da segunda quinzena de agosto de 2023

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal