Projeto de lei busca impedir implementação da taxa de uso de água bruta no RN

Projeto de lei busca impedir implementação da taxa de uso de água bruta no RN

Produtores rurais expressam preocupação com os possíveis impactos e esperam mecanismos de proteção

O Governo do Estado tem sido alvo de críticas devido à sua intenção de implementar uma taxa sobre o uso de água bruta, sem tratamento, apesar dos apelos contrários. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varela, anunciou que a medida será regulamentada ainda este ano.

Em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (21.jun.2023), foi discutido um projeto de lei apresentado por uma deputada, que busca impedir que a nova cobrança seja implementada por meio de decreto, resolução ou portaria. A deputada já obteve o apoio de 10 parlamentares ao projeto.

A deputada argumenta que a taxação da água bruta não é justificada, considerando que o governo tem registrado recordes de arrecadação de impostos, mas não tem investido adequadamente em benefícios para a população, como infraestrutura, saúde e educação.

Ela destaca a necessidade de um debate amplo e democrático sobre o assunto, evitando imposições precipitadas que possam prejudicar o setor produtivo do estado.

Enquanto o governo aguarda um estudo da Federação da Agricultura e Pecuária (Faern) para deliberar sobre a implementação da taxa, representantes da cadeia produtiva estão sendo consultados para discutir as regras da cobrança.

Os produtores rurais expressam preocupação com os possíveis impactos e esperam mecanismos de proteção. O documento com os impactos e sugestões será entregue em outubro.

Foto: Aleksandr Slobodianyk/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal