Vereador de Parnamirim é cassado por compra de votos e fraudes no SUS

Vereador de Parnamirim é cassado por compra de votos e fraudes no SUS

Além da cassação do diploma, Diogo foi condenado à inelegibilidade por oito anos e ao pagamento de multa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na última terça-feira (20.jun.2023), a cassação do diploma do vereador Diogo Rodrigues da Silva (PSD), eleito em Parnamirim nas Eleições de 2020. A decisão foi tomada com base na condenação por compra de votos, abuso de poder econômico e político, relacionados a fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de apoio político.

Além da cassação do diploma, Diogo foi condenado à inelegibilidade por oito anos e ao pagamento de multa. A decisão também inclui a anulação dos votos recebidos pelo vereador, com a retotalização dos votos e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário para o cargo de vereador.

O parlamentar invadiu o sistema de marcação de consultas e procedimentos do SUS, inserindo pacientes indevidamente e privilegiando potenciais eleitores. Ele também enfrenta processos criminais por essas fraudes.

Diogo chegou a assumir o cargo de vereador após ser eleito, mas pediu licenciamento alegando problemas de saúde. Ele afirmou que não tem mais interesse no mandato e não acompanhou o processo no TSE.

A Câmara de Parnamirim informou que Diogo já estava afastado do mandato e foi substituído pelo vereador César Maia, que permanecerá no cargo após a retotalização dos votos.

A decisão do TSE será encaminhada ao juiz responsável pelo caso, e o cartório eleitoral definirá a data para a retotalização dos votos.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber