Vereador de Parnamirim é cassado por compra de votos e fraudes no SUS

Vereador de Parnamirim é cassado por compra de votos e fraudes no SUS

Além da cassação do diploma, Diogo foi condenado à inelegibilidade por oito anos e ao pagamento de multa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na última terça-feira (20.jun.2023), a cassação do diploma do vereador Diogo Rodrigues da Silva (PSD), eleito em Parnamirim nas Eleições de 2020. A decisão foi tomada com base na condenação por compra de votos, abuso de poder econômico e político, relacionados a fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de apoio político.

Além da cassação do diploma, Diogo foi condenado à inelegibilidade por oito anos e ao pagamento de multa. A decisão também inclui a anulação dos votos recebidos pelo vereador, com a retotalização dos votos e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário para o cargo de vereador.

O parlamentar invadiu o sistema de marcação de consultas e procedimentos do SUS, inserindo pacientes indevidamente e privilegiando potenciais eleitores. Ele também enfrenta processos criminais por essas fraudes.

Diogo chegou a assumir o cargo de vereador após ser eleito, mas pediu licenciamento alegando problemas de saúde. Ele afirmou que não tem mais interesse no mandato e não acompanhou o processo no TSE.

A Câmara de Parnamirim informou que Diogo já estava afastado do mandato e foi substituído pelo vereador César Maia, que permanecerá no cargo após a retotalização dos votos.

A decisão do TSE será encaminhada ao juiz responsável pelo caso, e o cartório eleitoral definirá a data para a retotalização dos votos.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal