Reitora da Ufersa enfrenta processo de destituição por plágio em tese de doutorado

Reitora da Ufersa enfrenta processo de destituição por plágio em tese de doutorado

A medida foi tomada após a confirmação de plágio em sua tese de doutorado pela UFRN

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) decidiu, nesta terça-feira (27.jun.2023), em uma votação com 22 votos favoráveis e uma abstenção, abrir uma comissão para analisar o pedido de destituição da reitora Ludimilla Oliveira.

A medida foi tomada após a confirmação de plágio em sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A comissão será composta por cinco professores indicados, um técnico administrativo e um estudante, e terá um prazo de 30 dias para avaliar o caso e emitir um parecer conclusivo.

A cassação do título de doutorado da reitora pela UFRN foi o ponto de partida para o processo de destituição. A Procuradoria Jurídica da instituição emitiu um parecer favorável à cassação, alegando que, sem o título de doutorado, a reitora não poderia ocupar o cargo que exige essa qualificação.

Para que a destituição seja efetivada, é necessário obter pelo menos dois terços dos votos dos membros do Conselho Universitário, após a análise do parecer emitido pela comissão.

Caso a destituição seja aprovada, o Conselho Universitário enviará um documento à autoridade competente solicitando a remoção da reitora. Em seguida, o vice-reitor assumirá o cargo temporariamente, por um período de 60 dias, durante o qual será realizada uma nova eleição para preencher a posição de reitor(a) da Ufersa.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo