Reitora da Ufersa enfrenta processo de destituição por plágio em tese de doutorado

Reitora da Ufersa enfrenta processo de destituição por plágio em tese de doutorado

A medida foi tomada após a confirmação de plágio em sua tese de doutorado pela UFRN

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) decidiu, nesta terça-feira (27.jun.2023), em uma votação com 22 votos favoráveis e uma abstenção, abrir uma comissão para analisar o pedido de destituição da reitora Ludimilla Oliveira.

A medida foi tomada após a confirmação de plágio em sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A comissão será composta por cinco professores indicados, um técnico administrativo e um estudante, e terá um prazo de 30 dias para avaliar o caso e emitir um parecer conclusivo.

A cassação do título de doutorado da reitora pela UFRN foi o ponto de partida para o processo de destituição. A Procuradoria Jurídica da instituição emitiu um parecer favorável à cassação, alegando que, sem o título de doutorado, a reitora não poderia ocupar o cargo que exige essa qualificação.

Para que a destituição seja efetivada, é necessário obter pelo menos dois terços dos votos dos membros do Conselho Universitário, após a análise do parecer emitido pela comissão.

Caso a destituição seja aprovada, o Conselho Universitário enviará um documento à autoridade competente solicitando a remoção da reitora. Em seguida, o vice-reitor assumirá o cargo temporariamente, por um período de 60 dias, durante o qual será realizada uma nova eleição para preencher a posição de reitor(a) da Ufersa.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal