Relator no TSE vota para tornar Bolsonaro inelegível

Relator no TSE vota para tornar Bolsonaro inelegível

O julgamento continua nesta quarta-feira (28) e terá a manifestação dos demais ministros

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou ontem (27.jun.2023) o julgamento da ação que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível. O ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Durante uma reunião no Palácio da Alvorada, ele difamou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, transmitindo o evento pelo canal de TV do governo.

O relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, votou pela inelegibilidade de Bolsonaro. Ele destacou o discurso violento e as mentiras proferidas pelo ex-presidente, além de rebater os argumentos da defesa sobre a natureza eleitoral da reunião. Gonçalves afirmou que Bolsonaro tirou vantagem eleitoral do evento e violou deveres de presidente da República, zelando pela livre atividade dos Poderes.

O ministro também destacou que as declarações de Bolsonaro banalizaram o golpismo e mencionou a minuta de intervenção no TSE encontrada na casa de um ex-ministro de Bolsonaro, considerando-a uma prova válida do golpismo.

O voto de Gonçalves, embora com cerca de 300 páginas, foi lido em um resumo durante a sessão do TSE. O julgamento continua nesta quarta-feira (28.jun) e terá a manifestação dos demais ministros.

Foto: Isac Nóbrega/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado