Justiça determina retorno definitivo de linhas de ônibus em Natal

Justiça determina retorno definitivo de linhas de ônibus em Natal

Linhas deixaram de circular desde o início da pandemia, quando medidas foram adotadas para reduzir a circulação de pessoas e evitar a propagação da covid-19

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu manter a decisão de primeira instância e ordenou o retorno definitivo das linhas de ônibus que foram suspensas durante a pandemia de covid-19 em Natal. A maioria dos desembargadores da 1ª Câmara Cível da corte renovou esse entendimento. O recurso de agravo interno do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn) e o recurso de agravo de instrumento do município de Natal foram negados no acórdão.

Entre as linhas em questão estão a 68 (Alvorada – Petrópolis), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha), além de outras 24. Esses ônibus deixaram de circular desde o início da pandemia, quando medidas foram adotadas para reduzir a circulação de pessoas e evitar a propagação da covid-19. A ação foi movida pela deputada federal Natália Bonavides (PT).

Natália Bonavides destacou a importância da decisão: “Mais uma vez a justiça estabelece que o Seturn coloque em circulação as linhas de ônibus suspensas. Não faz sentido que os empresários de transporte continuem desrespeitando a lei e fazendo com que a população pague pelo descaso. O transporte público é um direito do povo trabalhador, e nosso mandato continuará exigindo a retomada dessas linhas”.

Embora a Justiça já tivesse determinado o retorno dos ônibus, tanto o Seturn quanto a Prefeitura recorreram da decisão. O tribunal julgou esses recursos e confirmou definitivamente a decisão inicial de primeira instância, mantendo-a por meio do relator. No entanto, os veículos ainda não voltaram a circular.

Natália Bonavides criticou a demora na execução da determinação: “Não há mais motivo para reduzir a frota. A população de Natal sofre diariamente com essa negligência, esperando por muito tempo nos pontos de ônibus sem saber quando os coletivos irão passar”. O acórdão da decisão foi publicado em 31 de maio, e a deputada foi notificada na segunda-feira (3.jul.2023).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo