Semurb responde questionamentos sobre licença ambiental para obras da Praia de Ponta Negra

Semurb responde questionamentos sobre licença ambiental para obras da Praia de Ponta Negra

Uma equipe de cerca de 20 técnicos será responsável por analisar os pontos levantados

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) entregou nesta segunda-feira (10.jul.2023) as respostas aos 40 questionamentos feitos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para a concessão da licença ambiental prévia das obras de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal.

Os órgãos se reuniram no Parque das Dunas para discutir o assunto. Algumas das questões foram respondidas, enquanto outras foram justificadas pela Semurb, que alegou não ter condições técnicas para respondê-las no momento. O Idema confirmou o recebimento do documento e estabeleceu um prazo de 20 dias para análise e uma nova resposta.

O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, afirmou que, caso sejam necessários complementos ou esclarecimentos, eles serão comunicados à prefeitura para estabelecer um diálogo informal. Uma equipe de cerca de 20 técnicos será responsável por analisar os pontos levantados. Após essa etapa, será avaliada a necessidade de pedir complementações.

Caso estejam satisfeitas as respostas, o Idema poderá emitir a licença prévia com condicionantes, o que permitirá ao município prosseguir com os projetos de engenharia. O próximo passo será solicitar a licença de instalação e operação para permitir intervenções na área.

O projeto de engorda da Praia de Ponta Negra prevê o alargamento da faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira, por meio da colocação de um aterro ao longo da enseada. A licença prévia é necessária para a elaboração de um edital de licitação para contratação da empresa responsável pela obra.

O processo foi dividido em duas etapas para evitar a perda de prazos e recursos federais. A prefeitura defende a ampliação da faixa de areia como medida para reduzir a erosão do Morro do Careca e impulsionar o turismo em Ponta Negra. As obras de enrocamento começaram em abril deste ano e têm previsão de conclusão para o início de 2023.

Foto: Jussie D. Brito/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo