Suspensão temporária das obras atende pedido do vereador, que destaca falta de alternativas e riscos envolvidos
A suspensão das obras para a construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal, foi recebida com entusiasmo pelo vereador Daniel Valença (PT) nesta quarta-feira (12.jul.2023). “A suspensão dessa obra é fundamental para evitar um dano irreversível ao povo natalense”, considerou o vereador.
Valença, que solicitou a suspensão das obras e a realização de uma audiência pública, criticou a falta de apresentação de alternativas de intervenção durante o processo de licitação. Segundo o vereador, a trincheira foi considerada como uma “bala de prata” sem considerar outras opções viáveis.
Ele ressaltou que o modelo apresentado pela prefeitura não condiz com a realidade de uma redução populacional em Natal. “A obra se baseia em uma estimativa irrealista de crescimento da frota de carros. Enquanto Natal tem grande declínio populacional de 50 mil habitantes, o modelo matemático apresentado pela prefeitura estima crescimento de 3% da frota”, considera.
O vereador também apontou a existência de intervenções operacionais, como a sincronização semafórica, como alternativas viáveis para melhorar o fluxo de tráfego na região. Ele também criticou a supressão da faixa exclusiva de ônibus e transporte não-motorizado no exato local onde a trincheira seria construída, enquanto a frota de ônibus enfrenta redução significativa.
Daniel ressaltou ainda a falta de consulta popular e os potenciais riscos ao abastecimento hídrico da região. Ele considera que a suspensão temporária das obras permitirá que todas essas questões sejam discutidas de forma ampla e transparente durante a audiência pública.
Foto: Verônica Macêdo/CMN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.