Ibama autoriza Idema a conceder licenças ambientais para engorda da praia de Ponta Negra

Ibama autoriza Idema a conceder licenças ambientais para engorda da praia de Ponta Negra

Instituto Estadual assume responsabilidade do licenciamento em obra de engorda.

Nesta terça-feira (18.jul.2023), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) assinaram um acordo de cooperação técnica para a condução do licenciamento ambiental da obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal.

Com essa parceria, o Idema, órgão estadual, passa a ter respaldo administrativo e jurídico para emitir o licenciamento ambiental do processo de dragagem da obra, que prevê o alargamento da faixa de areia na praia.

A solicitação para que o Ibama cedesse a responsabilidade do parecer técnico ao instituto estadual foi feita devido ao fato de a área onde a areia será retirada do mar pertencer ao território da União. Agora, o Idema terá total capacidade para conduzir todas as etapas do licenciamento ambiental dessa obra.

Atualmente, a primeira fase da engorda, que consiste no enrocamento e envolve a colocação de pedras na praia, já possui licença prévia e está em execução. No entanto, as próximas etapas, referentes à drenagem e à engorda propriamente dita, ainda não possuem licenças.

De acordo com Leon Aguiar, diretor geral do Idema, o instituto está analisando todos os aspectos do licenciamento de forma ágil e cuidadosa, com o objetivo de construir um processo seguro e transparente para a realização da obra.

O Idema informou que seu corpo técnico está avaliando a documentação entregue pela prefeitura e planeja emitir o parecer técnico para emissão das licenças até o final deste mês.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) respondeu aos 40 questionamentos apresentados pelo Idema, os quais são condicionantes para a concessão da licença ambiental prévia da engorda da Praia de Ponta Negra. Parte das questões foi respondida e justificada, enquanto algumas dependem de fatores naturais, como períodos migratórios de aves.

O projeto da engorda e drenagem da praia foi entregue ao Idema em junho do ano passado, e agora aguarda a liberação da licença prévia, seguida da licença de instalação do canteiro de obras, para que a execução efetiva da obra possa ocorrer.

Foto: Rosanetur/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar