Concurso da Polícia Militar no RN é suspenso pela Justiça

Concurso da Polícia Militar no RN é suspenso pela Justiça

Justiça do estado paralisa certame após denúncia do Ministério Público; governo tem 90 dias para reverter situação.

A realização do concurso de praças da Polícia Militar no Rio Grande do Norte foi interrompida nesta segunda-feira (7.ago.2023) pela Justiça Estadual. A ausência da prova de redação, exigida por lei estadual na primeira etapa do processo seletivo, levou à ação civil pública movida pelo Ministério Público local. Esta é a segunda vez que o concurso é suspenso sob a mesma justificativa.

O juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, responsável pela decisão, ordenou que o governo estadual conduza, em até 90 dias, a avaliação de redação para os candidatos aprovados na última fase, a de Investigação Social. O Comando Geral da Polícia Militar optou por não comentar sobre a medida judicial, alegando não ter recebido nenhuma notificação oficial até a manhã de hoje.

Na denúncia, alegou-se que o edital não cumpriu as disposições legais ao omitir a prova de redação, contrariando o Artigo 10º, Parágrafo 2º, Inciso XI, e o Artigo 11, Parágrafo 9º, da Lei Estadual nº 4.630/1976, com as alterações introduzidas pela Lei Complementar Estadual nº 613/2018. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) é a entidade responsável pelo concurso.

A decisão estipula que o Estado não deve permitir a matrícula de candidatos no Curso de Formação de Praças da PMRN até que seja publicado o resultado final definitivo, considerando a pontuação da prova de redação aplicada aos aprovados na etapa final do concurso. Caso haja descumprimento, uma multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 300 mil, foi estabelecida.

O concurso, que oferece 1.128 vagas para o Curso de Formação de Praças e 30 para o Curso de Formação de Praças Músicos, teve seu edital divulgado em janeiro deste ano. A prova objetiva ocorreu em abril, com os resultados finais anunciados em maio. A paralisação afetou os exames de habilitação musical e avaliação de condicionamento físico que estavam agendados para os candidatos convocados.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal