IIF-UFRN realiza primeira reunião presencial do Conselho Assessor pós-pandemia

IIF-UFRN realiza primeira reunião presencial do Conselho Assessor pós-pandemia

O evento representa um momento importante para a avaliação do progresso do Instituto e a definição de estratégias futuras

A reunião anual do Conselho Assessor Internacional (IAC, sigla em inglês) do Instituto Internacional de Física da UFRN (IIF-UFRN) ocorrerá nesta semana, entre os dias 14 e 15/08, quando serão estabelecidas as diretrizes para as linhas de trabalho a serem seguidas pelo IIF ao longo do ano de 2024. Esta é a primeira vez que o IAC se reunirá presencialmente desde o início da pandemia de covid-19, em 2020.

O evento representa um momento importante para a avaliação do progresso do Instituto e a definição de estratégias futuras. Questões como a promoção da educação em física, o incentivo à participação de jovens cientistas, seleção de professores, criação de novas linhas de pesquisa, abertura de novas vagas em programas de pós-doutorado, divulgação científica e a busca por financiamento são tópicos frequentemente discutidos. O Conselho desempenha um papel crucial ao orientar essas iniciativas, trazendo sua experiência e visão para moldar o futuro do Instituto.

O IAC é composto por cientistas renomados do Brasil e de outros países. Entre os membros estão físicos de reconhecido protagonismo internacional em diversos campos de pesquisa, dentre eles o Prof. David Gross (Kavli Institute, Santa Barbara, EUA) laureado com o Prêmio Nobel de física em 2004.

A reunião será presidida pelo professor Itamar Procaccia (Weizmann University of Sciences, Israel) e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro também contará com a presença da Pró-reitora de Pesquisa Silvana Maria Zucolotto Langassner – representante do Reitor da UFRN, Prof. Daniel Diniz, o Diretor-Presidente da FAPERN, Prof. Gilton Sampaio de Souza, que representará a Governadora Fátima Bezerra, além das participações da Secretária de Educação Superior do MEC, Profa. Denise Pires de Carvalho, e do Presidente do CNPq, Prof. Ricardo Galvão.

Paralelamente à reunião, ocorrerá o workshop “Física na Fronteira”, entre 14 e 18/08, que contará com apresentações dos cientistas do IAC e de outros convidados. O evento acontecerá no auditório do Instituto e será aberto à comunidade científica local. Por se tratar de um evento internacional, todas as palestras serão ministradas em inglês.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês