Giradança estreia espetáculo para público infantil em Natal

Giradança estreia espetáculo para público infantil em Natal

As apresentações gratuitas de Muximba vão ser realizadas no Solar Bela Vista, dias 18 e 19 de agosto

Um convite às fábulas e ao mistério da criação das coisas da terra. Assim pode ser descrito o espetáculo infantil Muximba, da Cia Potiguar Giradança, que tem estreia marcada com duas exibições no Solar Bela Vista: dias 18 e 19 de agosto, às 16h. As duas sessões contam com intérpretes de Libras e os ingressos estão sendo distribuídos gratuitamente no Sympla.

Muximba pretende evocar uma busca misteriosa por seres ancestrais que, de alguma maneira, parecem povoados no imaginário popular, como os bois, os papangus ou os Orixás. O espetáculo brinca com o refazer da história da criação, colocando a Terra como um lugar de encantamento e continuidade, que merece muito mais importância do que àquela que damos hoje.

A peça é pensada a partir da noção de neourodiversidade com atenção às pessoas com autismo, outras condições neurodivergentes ou neuroatípicas e, de acordo com Alexandre Américo, diretor artístico e coreógrafo do espetáculo, ela é feita por pessoas também neuroatípicas.

“Pedro Vítor, dramaturgia e concepção, e eu, direção e concepção, desenvolvemos a estética do espetáculo a partir dessa percepção (neourodivergência). A peça foi pensada para pessoas que têm hipersensibilidade à luz, ao som, ao tato, ou que têm condições específicas de foco e desfoco, por exemplo. Estamos trabalhando a partir dessa pesquisa, compreendendo a neurodiversidade”, afirma Américo.

Dentro desse conceito, Muximba traz trabalhos de figurino e som de forma também diferenciada. O figurino é uma máscara corporal elaborada pelo artista plástico Jô Bonfim, a partir das ilustrações do artista visual e dançarino Raphael Soares, desconstruindo a ideia de que tudo gira ao redor do ser humano. Já a sonoplastia será realizada, ao vivo, pelo DJ Mateus Tinoc que tem feito uma pesquisa sobre sonoridades que conversam com a criação, como a tempestade solar ou sons abissais do fundo do mar.

Após a estreia em Natal, o espetáculo segue para circulação em outras regiões do país e passará pelas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campo Grande.

O espetáculo Muximba é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, apoio da Natal Card e produção e idealização da Companhia Giradança e Listo! Produções Artísticas.

Giradança

Fundada em 2005, a Giradança tem sede em Natal/Rio Grande do Norte/Brasil. É uma companhia que se compreende enquanto zona de tensões, interessada na relação entre corpos com e sem deficiência em contexto coreográfico.

Serviço

Espetáculo infantil “Muximba”

Quando: Dias 18 e 19 de agosto, 16h
Local: Solar Bela Vista (Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta) | Natal/RN
Ingressos gratuitos via Sympla: https://www.sympla.com.br/muximba–estreia-natal-18-e-1908__2118826

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês