Sementes do teatro: grupos de jovens brilham no Seridó

Sementes do teatro: grupos de jovens brilham no Seridó

As apresentações dos grupos formados pelo projeto Trapiá Semente são gratuitas e iniciam nesta sexta-feira (15), em São Fernando, e seguem até o dia 4 de outubro nas demais cidades

Cinco peças teatrais ganham vida no Seridó — um espetáculo de cada novo grupo teatral implantado neste ano de 2023. As trupes são formadas por adolescentes, nos municípios de São Fernando, Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó e Ouro Branco, que participam do projeto “Trapiá Semente” — uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, com produção da Mapa Produções Culturais, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro no interior do RN.

O calendário de apresentações gratuitas inicia nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 4 de outubro. O primeiro espetáculo a ser realizado será o “O boi encantado do Umarizeiro”, do grupo Sementes do Sertão, na cidade de São Fernando. A peça, que retrata uma história de perseverança e conexão com a natureza, conta a história de Alves, que decide vender seu boi, Mimoso, um animal carinhoso e inteligente. No entanto, o boi parece ser encantado, foge e resiste a todas as investidas de Vicente, o matador que quer sua vida em troca de dinheiro. Nesta jornada, Mimoso conta com diversas ajudas, até que um encontro inesperado define seu destino.

Já no domingo (17), a programação teatral será em São José do Seridó, com o grupo Algodão Mocó. O título do espetáculo é “Devoção e fé do povo de São José” e sua narrativa se desenvolve em dois cenários: a plantação de algodão na antiga São José e a ascensão da cidade como um centro industrial, destacando lendas culturais, personagens e tradições locais ao longo do caminho.

O projeto segue com estreias nas cidades de Ipueira, no dia 23 de setembro, com a Cia de Teatro Raízes, apresentando o espetáculo “Histórias de Visonha”; no dia 24 é a vez de Santana do Seridó assistir à peça “A Saga do Cruzeiro” do grupo Teatro Renascer e, por fim, o grupo Brotos do Algodão, de Ouro Branco apresenta a peça “Oiticica”.

As apresentações chegam para concluir todo um processo vivido durante o ano de 2023. Dividido em quatro etapas (Semear, Regar, Florescer e Cultivar), o projeto leva capacitação com oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena, direção de arte e montagem de espetáculos, todos estes com a orientação de arte-educadores. A empreitada incluiu, ainda, a apresentação de peças pela Trapiá Cia Teatral, a exemplo de “As Pelejas de Baltazar” e “Menino Pássaro” — este último agraciado com o Prêmio de Melhor Espetáculo Cênico no Troféu Cultura 2022.

O projeto Trapiá Semente é realizado por meio do edital Transformando a Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, e através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN/Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e apoio das prefeituras dos municípios, onde as oficinas serão realizadas.

Agenda de estreias – Trapiá Semente:

São Fernando

15/09

Grupo: Sementes do Sertão

Espetáculo: “O boi encantado do Umarizeiro”

Local: Escola Estadual Mons. Walfredo Gurgel

Horário: 19h

29/09 – Segunda apresentação

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes

Horário: 19h

São José do Seridó

17/09

Grupo: Algodão Mocó

Espetáculo: “Devoção e Fé do povo de São José”

Local: Em frente à Igreja Matriz de São José

Horário: 20h30

Ipueira

23/09

Grupo: Cia de Teatro Raízes

Espetáculo: “Histórias de Visonha”

Local: Espaço de eventos “O Macedão”

Horário: 19h

Santana do Seridó

24/09

Grupo: Teatro Renascer

Espetáculo: “A Saga do Cruzeiro”

Local: Espaço Cultural “Moisés Sátiro da Silva”

Horário: 20h

Ouro Branco

04/10

Grupo: Brotos do Algodão

Espetáculo: “Oiticica”

Local: Praça Pública Aluísio Alves

Horário: 21h30

Foto: Allan Matson

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal