Erosão no Morro do Careca aumenta risco de deslizamentos

Erosão no Morro do Careca aumenta risco de deslizamentos

Relatório do SGB recomenda restrição de acesso e ampliação de área isolada

Um relatório do Serviço Geológico do Brasil (SGB) constatou que a erosão no Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, em Natal, aumentou e que há risco “muito alto” de deslizamentos. A duna é um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte.

O documento, enviado ao Ministério Público Federal (MPF) em 13 de setembro, recomenda que o acesso ao topo do morro permaneça restrito a técnicos e pesquisadores. Além disso, recomenda que a área isolada em frente à duna, no nível da praia, seja ampliada.

Segundo o SGB, o morro tem sofrido erosões provocadas pelo contato da água com a falésia que sustenta a duna. A instituição reforça que o cenário gera um alerta para os riscos geológicos que podem afetar a segurança dos frequentadores da praia.

Os estudos ainda apontam que o risco é restrito às áreas próximas à base do Morro do Careca, o que facilita as medidas de prevenção.

Entre as medidas de prevenção, os pesquisadores também sugerem a instalação de mais placas informativas sobre os riscos geológicos existentes no local e a realização de estudos geológicos-geotécnicos específicos a respeito da erosão costeira no local. O objetivo é, a partir do estudo, determinar a melhor intervenção a ser feita para preservar a base da falésia.

No relatório, os pesquisadores destacam que está em andamento o projeto de “engorda” da praia, com o alargamento da faixa de areia, mas informam que o SGB não teve acesso às informações e, por essa razão, não é possível afirmar se a intervenção vai solucionar ou minimizar o processo de erosão.

Foto: Luiz Antonio Mendes/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo