População idosa e busca pela qualidade de vida crescem no Brasil

População idosa e busca pela qualidade de vida crescem no Brasil

Grupo teve aumento de 39% na última década, segundo IBGE; exercício físico e musculação são aliados na longevidade

Terceira e melhor idade, a vida depois dos 60 anos está longe de ser monótona e se torna um convite à vitalidade e energia. No Dia do Idoso, comemorado neste 1° de outubro, o aumento de 39% nesta fatia da população ao longo da última década, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta como é cada vez mais importante buscar a melhor qualidade de vida possível antes e durante essa fase. Para isso, a coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lucia Sebastião, afirma que só existe um caminho: a vida ativa.

“À medida que envelhecemos, nossa saúde e bem-estar se tornam prioridades ainda mais importantes, e o exercício físico surge como uma atividade extremamente benéfica para uma vida saudável. Ao incorporá-lo em sua rotina diária o quanto antes, com a prática da musculação, particularmente, os idosos vão poder colher diversos benefícios físicos, como o fortalecimento dos ligamentos, tendões e as articulações do corpo todo, proporcionando mais estabilidade e um maior controle dos movimentos corporais, permitindo-lhes aproveitar ao máximo dos 60 em diante”, destaca a docente.

Além desses benefícios, há também a prevenção para quadros clínicos de traumas. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, Ana Luiza Teixeira, esse estímulo é essencial para garantir o equilíbrio corporal e, consequentemente, evitar possíveis quedas comuns a essa faixa etária.

“As consequências de uma queda são inúmeras, incluindo fraturas no quadril e punho, medo de cair novamente e uma redução na mobilidade, que pode levar à dependência progressiva do idoso para realizar as atividades do dia a dia”, Ana Luiza adverte. A especialista destaca ainda que o treinamento de equilíbrio, quando supervisionado por um profissional especializado após uma avaliação específica, também é uma estratégia eficaz para prevenção que pode ser adotada em conjunto com outras atividades.

Foto: Freepik

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo