População idosa e busca pela qualidade de vida crescem no Brasil

População idosa e busca pela qualidade de vida crescem no Brasil

Grupo teve aumento de 39% na última década, segundo IBGE; exercício físico e musculação são aliados na longevidade

Terceira e melhor idade, a vida depois dos 60 anos está longe de ser monótona e se torna um convite à vitalidade e energia. No Dia do Idoso, comemorado neste 1° de outubro, o aumento de 39% nesta fatia da população ao longo da última década, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta como é cada vez mais importante buscar a melhor qualidade de vida possível antes e durante essa fase. Para isso, a coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lucia Sebastião, afirma que só existe um caminho: a vida ativa.

“À medida que envelhecemos, nossa saúde e bem-estar se tornam prioridades ainda mais importantes, e o exercício físico surge como uma atividade extremamente benéfica para uma vida saudável. Ao incorporá-lo em sua rotina diária o quanto antes, com a prática da musculação, particularmente, os idosos vão poder colher diversos benefícios físicos, como o fortalecimento dos ligamentos, tendões e as articulações do corpo todo, proporcionando mais estabilidade e um maior controle dos movimentos corporais, permitindo-lhes aproveitar ao máximo dos 60 em diante”, destaca a docente.

Além desses benefícios, há também a prevenção para quadros clínicos de traumas. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, Ana Luiza Teixeira, esse estímulo é essencial para garantir o equilíbrio corporal e, consequentemente, evitar possíveis quedas comuns a essa faixa etária.

“As consequências de uma queda são inúmeras, incluindo fraturas no quadril e punho, medo de cair novamente e uma redução na mobilidade, que pode levar à dependência progressiva do idoso para realizar as atividades do dia a dia”, Ana Luiza adverte. A especialista destaca ainda que o treinamento de equilíbrio, quando supervisionado por um profissional especializado após uma avaliação específica, também é uma estratégia eficaz para prevenção que pode ser adotada em conjunto com outras atividades.

Foto: Freepik

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal