Estácio abre vagas para atendimentos gratuitos de Psicologia

Estácio abre vagas para atendimentos gratuitos de Psicologia

Segundo a OMS, uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida; agendamento está aberto para triagens na segunda quinzena de outubro

No Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado neste 10 de outubro, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Estácio anuncia vagas abertas para atendimentos psicoterapêuticos gratuitos. Podem se inscrever adultos e crianças para participar de sessões com os alunos dos últimos períodos do curso de Psicologia, acompanhados dos docentes e de responsável técnico.

Inicialmente, os inscritos vão participar de uma etapa de triagens com os interessados, onde é analisada a necessidade do paciente – se é um caso de psicoterapia ou outro encaminhamento médico. Depois disso, a pessoa será agendada para um atendimento.

A psicóloga Marina Costa, responsável técnica pelo SPA, destaca que é de extrema importância que o paciente que sinta necessidade, busque o serviços de terapia para discutir seus sentimentos, pensamentos e comportamentos com um profissional capacitado em um espaço seguro.

“É na terapia que o paciente encontra ferramentas para lidar com desafios emocionais e comportamentais, desenvolve o autoconhecimento e autoaceitação, e encontra suporte para lidar com momentos de crise, como pensamentos suicidas, crises de ansiedade aguda ou eventos traumáticos”, explica a profissional. “Além disso, é importante frisar que a psicoterapia não é apenas para tratar problemas, mas também para preveni-los. E que é para todo mundo. Muitas vezes, esse momento de autocuidado é visto como um estigma, mas é uma atividade que vai contribuir para o bem-estar emocional de todos que a busquem”, esclarece.

Motivações para o atendimento

As demandas que chegam ao SPA no atendimento infantil costumam ser em relação às dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, problemas em lidar com o luto e socialização. Já entre os adultos, os casos mais comuns são indícios de depressão, ansiedade e dificuldades de relacionamento.

Questões como estas são cada vez mais preocupantes no Brasil. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), brasileiros são os que mais sofrem de transtornos de ansiedade no mundo. Os dados alarmantes sobre a situação mental no país apontam que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

O atendimento para a triagem acontece a partir do dia 16 de outubro, mas os agendamentos já podem ser feitos por meio do telefone WhatsApp da clínica 3642-7531 ou presencialmente no campus na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim.

SERVIÇO – Atendimento gratuito de Psicologia
Onde: Estácio Natal (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim)
Contato: 3642-7531

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal