6º FESTIN promove II Seminário de Arte, Cultura e Educação neste sábado (14)

6º FESTIN promove II Seminário de Arte, Cultura e Educação neste sábado (14)

Evento terá entrada gratuita e é destinado a profissionais da educação, em alusão ao Dia do Professor

No próximo sábado (14), a partir das 13h, acontecerá no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, a II edição do Seminário de Arte, Cultura e Educação, realizada dentro da programação oficial do 6º Festival de Teatro Infantil de Natal – FESTIN. O evento terá entrada gratuita e é destinado a profissionais da educação, em alusão ao Dia do Professor.

A programação contará com debate sobre o papel do fazer teatral na cultura infância e terá homenagens a artistas potiguares, como Sônia Santos, Nara Kelly, Makarios Maia, Bisteca e Bochechinha e atores remanescentes do Grupo Teatral Jesiel Figueiredo. “O Seminário de Arte, Cultura e Educação vem para rompermos as barreiras do palco. É no debate que fortalecemos e fomentamos o fazer cultural”, salienta o idealizador, jornalista e produtor cultural Amaury Veríssimo Júnior.

Festival segue com programação gratuita até domingo (15)

O 6º FESTIN tem se destacado com uma programação diversificada e dinâmica. Com mais de 20 atrações, incluindo 13 espetáculos gratuitos no Teatro Alberto Maranhão, esse ano o Festival foi dividido em duas mostras: Nordeste e Potiguar, com obras de várias cidades, incluindo Natal, Mossoró, Caicó, João Pessoa, Fortaleza e Recife. Os espetáculos da Mostra Potiguar começaram no último domingo (08) e seguem até sábado (14). Ações paralelas seguem até domingo (15), dia em que também se encerra o Festival.

A 6ª edição do FESTIN tem patrocínio da Prefeitura do Natal; Programa Djalma Maranhão; Unimed Natal e Contemporâneo, com apoio cultural do Governo do RN; Fundação José Augusto; Praia Shopping e Vereador Raniere Barbosa.

Programação da semana:

MOSTRA POTIGUAR – Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)

Dia 08/10, domingo, às 16h, a Cia. Torta de Natal/RN apresentará a estreia da peça “O Monstro da Lua” como abertura da Mostra Potiguar;
Dia 09/10, segunda-feira, às 15h, na Sala da Orquestra, Trapiá Cia. Teatral de Caicó/RN, peça “As Pelejas de Baltazar”;
Dia 10/10, terça-feira, às 15h, Cia. Bagana de Teatro de Mossoró/RN, peça “A Coisa do Humano”;
Dia 10/10, terça-feira, às 19h, Grupo de Teatro UNIFACEX de Natal/RN, peça “Sonhos de uma Noite de Verão”;
Dia 11/10, quarta-feira, às 15h, Grupo Estação de Teatro de Natal/RN, peça “Histórias de um Viajante”;
Dia 12/10, quinta-feira, às 16h, no Dia das Crianças, o Grupo Estação de Teatro em parceria com a Bobox Produções apresentará o grande destaque da programação, a peça “No Coração da Lua”;
Dia 13/10, sexta-feira, às 15h, Cia. A Máscara de Teatro de Mossoró/RN, peça “Ensopado de Histórias”;
Dia 14/10, sábado, às 17h, o Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias apresentará a peça “Sal, Menino Mar” como encerramento da Mostra Potiguar.

AÇÃO FORMATIVA – Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)

Dia 14/10, sábado, com credenciamento às 13h, ocorrerá o II Seminário Cultura, Arte e Educação, com um debate sobre o tema “o teatro e a educação do sensível: o papel do fazer teatral na Cultura Infância”. Haverá homenagem aos artistas potiguares Nara Kelly, Makarios Maia, Dadá e Everardo Muniz (Bisteca e Bochechinha), bem como entregará menção honrosa às atrizes remanescentes do antigo Grupo Teatral Jesiel Figueiredo, entre outras personalidades.

AÇÕES PARALELAS – Praia Shopping (Natal/RN)
Dia 12/10, quinta-feira, às 15h, Miele Produções, peça “A Cigarra e a Formiga”;
Dia 14/10, sábado, às 16h, será a apresentação do “Show Kids”;
Dia 15/10, domingo, às 16h, será a apresentação do Circo do Bisteca e Bochechinha.

ENCERRAMENTO DO FESTIVAL – colaboração com o Projeto Domingo na Cidade, na Cidade da Criança (Natal/RN)
Dia 15/10, domingo, às 13h, haverá apresentações de Zumba, do Mágico Capitão Jack com o espetáculo “A Mágica é Arte que Faz Encantar” e do show da cantora Mara Dias.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal