Justiça derruba liminar e libera construção de trincheira em Natal

Justiça derruba liminar e libera construção de trincheira em Natal

Tribunal entende que Justiça Federal não tem competência para julgar ação popular

A Justiça Federal derrubou nesta terça-feira (10.out.2023) a liminar que suspendia a construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Hermes da Fonseca, na Zona Leste de Natal.

A liminar havia sido concedida em 18 de agosto pelo Tribunal Federal da 5ª Região (TRF-5), a pedido do vereador Daniel Valença (PT), que questionava a validade da obra pública, orçada em cerca de R$ 25 milhões.

Na decisão publicada nesta terça, os juízes do TRF-5 entenderam que a Justiça Federal não tem competência e legitimidade para julgar a ação popular.

O voto do desembargador Paulo Cordeiro cita que a União Federal não possui competência legal para definir os locais e quais soluções devem ser realizadas nas intervenções de melhorias na cidade, mesmo nos casos de convênios para repasses de recursos financeiros.

A ação do vereador Daniel Valença argumentava que a obra não resolverá o problema no tráfego de veículos da região e causará impactos negativos para o comércio e moradores do entorno.

A juíza Moniky Mayara Fonseca havia considerado que faltavam documentos no processo licitatório e elaboração de estudos. A suspensão se deu pelo risco de “dano irreversível” e a “difícil reversibilidade” caso a obra fosse iniciada de imediato.

Com a decisão do TRF-5, a obra poderá ser retomada.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo