Especialista diz que reta final do Enem é momento é de revisar e relaxar a mente

Especialista diz que reta final do ENEM é momento é de revisar e relaxar a mente

Após ano de preparação, diversão e descanso são fundamentais para obter bom desempenho no exame; parceiro de estudos digital ajuda a revisar conteúdo pelo Whatsapp e Tiktok

Passada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), alguns dos estudantes estão ainda mais aflitos. Com a pressão dos familiares e dos próprios candidatos para o bom desempenho, a insegurança faz com que muitos deles desenvolvam sintomas de ansiedade. A experiência da primeira etapa de avaliação, a despedida do Ensino Médio, a escolha para sua futura profissão e as expectativas para o Ensino Superior trazem um turbilhão de emoções que podem comprometer a performance do candidato nesta reta final.

Helington Costa, neuropsicólogo e docente da Estácio, alerta para os perigos de se sobrecarregar mentalmente nessa reta final. “O estresse é uma percepção do ambiente que estamos e essa percepção gera um ajuste comportamental, fazendo com que o corpo fique rígido, dolorido, tenha palpitações, e ele me prepara para lidar com esses sintomas. Então é importante manter uma atividade física equilibrada, manter uma atividade de lazer, sair com os amigos e conversar. Tudo isso é importante para manter o equilíbrio que vai facilitar e favorecer sua memória para essa reta final”, explica o especialista.

Momentos de lazer em família, boas noites de sono, alimentação equilibrada e um planejamento para evitar imprevistos neste segundo domingo (12) de prova também estão entre as ações que os estudantes podem fazer para ter uma mente mais tranquila e mais focada no momento de resolver as questões. Até mesmo a respiração pode ajudar nestes casos, orienta Helington.

Quanto aos estudos, uma das práticas recomendadas para revisar o material nos últimos dias é criar mapas mentais e conceituais, formas rápidas de visualizar todo o assunto que foi estudado ao longo do ano. “Não é hora de aprender mais um conteúdo. A preparação para o ENEM foca em objetos de fácil acesso. Então uma ótima estratégia nessa hora envolve o uso dos mapas mentais por serem conteúdos de fácil compreensão e visualização”, ressalta o neuropsicólogo.

Revisão de conteúdo

Unir entretenimento e estudos também pode ser uma boa forma de revisar os conteúdos de forma leve. Uma das opções gratuitas, disponibilizadas pela Estácio para os estudantes, é a plataforma Os Lendários, um parceiro digital que permite aos jovens se prepararem para a prova interagindo com alguns dos maiores pensadores da humanidade por meio do Whatsapp e outras plataformas, como o jogo Fortnite.

Desenhada com base na forma como os estudantes gostam de se preparar para avaliações, a solução é baseada no treinamento por questões, em um fluxo de interações que trazem simplicidade e velocidade para esse método de estudo por meio do canal WhatsApp Simuladão Estácio, que pode ser acessado no link: enemlendario.estacio.br.

Os cinco avatares/personagens foram criados com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e cada um representa uma área de conhecimento do ENEM: Machado de Assis (Redação), Frida Kahlo (Linguagens e Códigos), Isaac Newton (Ciências da Natureza), Joana D’Arc (Ciências Humanas) e Galileu Galilei (Matemática).

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar