Programa gratuito da Estácio incentiva o letramento de jovens e adultos em Natal

Programa gratuito da Estácio incentiva o letramento de jovens e adultos em Natal

Projeto oferece aulas ministradas por professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia da instituição. Novas turmas estão confirmadas para 2024.

Na próxima terça-feira, 14 de novembro, será celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, data estabelecida no Brasil em 1960, em homenagem ao dia da criação do Ministério da Educação. Segundo dados do IBGE divulgados em junho de 2022, o país ainda enfrenta uma significativa taxa de analfabetismo, principalmente na terceira idade. Das 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, 54,1% têm 60 anos ou mais, de acordo com o levantamento.

Com o intuito de diminuir essa taxa expressiva de analfabetismo, foi criado o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio, uma mobilização a nível nacional da instituição em parceria com o Instituto YDUQS. Em ação desde 2018, o Programa proporciona para as pessoas que não tiveram acesso à educação, a chance de aprender a ler, escrever e interpretar textos.

Em Natal, neste semestre, das 25 vagas abertas para a turma de alfabetização, na Estácio, nove foram preenchidas. As aulas iniciaram em agosto e acontecem duas vezes na semana, nas segundas e quartas, com a conclusão prevista para o início de dezembro. Os alunos beneficiados participam das aulas com professores e estudantes dos cursos de licenciatura de Letras e Pedagogia da faculdade.

De acordo com Jeane Maciel, pedagoga e coordenadora do projeto da Estácio em Natal, o Programa surgiu devido ao pilar da instituição de ensino de “Educar para Transformar”. “Procuramos proporcionar a esses alunos a aprendizagem, para que no final do projeto, todos tenham a capacidade de serem alfabetizados”, conta.

A cuidadora de idosos e diarista Ivoneide Félix dos Ramos, de 62 anos, faz parte desse grupo. Ela conta que nunca teve a oportunidade de estudar enquanto jovem, e quando soube do projeto por meio de uma colega, logo buscou a Estácio para efetuar a matrícula.

“Eu estou achando ‘maravilhoso’ as aulas, as professoras são muito boas e têm muita paciência com todos. Esse projeto nunca deve acabar, porque mudou a vida de quem não sabe ler e nem escrever”, relata.

A vida de Dona Ivoneide foi marcada por uma trajetória de desafios desde o início. Ela enfrentou uma infância difícil, sem a presença da mãe, que faleceu no parto. Filha única, Ivoneide foi criada por diferentes membros da família, incluindo suas avós, tias e primos. Aos sete anos, foi morar com sua madrasta, que a pressionou a cuidar das tarefas domésticas em vez de estudar, tornando a educação um desafio inatingível.

Hoje, ela também é uma das alunas beneficiadas com o projeto gratuito da Estácio. “Agora eu estou tendo uma oportunidade de aprender que nunca tive, estou agarrando essa chance de estudar com unhas e dentes”, comemora.

A coordenadora do Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio, em Natal, acrescenta que a missão do Programa, de levar, por meio da educação, a transformação na vida das pessoas, tem sido cumprida com êxito. “É importante ressaltar a mudança que acontece na vida dos alunos que procuram o projeto, com o objetivo de aprender e mudar as suas vidas”, finaliza Jeane Maciel.

As aulas do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio são oferecidas de forma contínua. A próxima turma para a 7ª edição do Programa, em Natal, tem abertura prevista para o primeiro semestre do próximo ano. A data para cadastramento dos novos alunos será divulgada pela instituição de ensino no início de 2024.

SERVIÇO – Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Onde: Estácio Natal – Endereço – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, Natal.
*As aulas acontecerão a partir do primeiro semestre de 2024

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar