Orquestra Sinfônica do RN homenageia compositores negros

Orquestra Sinfônica do RN homenageia compositores negros

O espetáculo, que faz referência ao Dia da Consciência Negra, será realizado quarta-feira (29), no Teatro Riachuelo; a entrada é gratuita

As comemorações em torno do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, seguem até o final do mês. Com o intuito de enaltecer os talentos de compositores negros, afro-brasileiros e afro-americanos, além de valorizar obras baseadas na música afro, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) preparou um repertório especial, em homenagem à data. O Concerto da Orquestra Sinfônica do RN acontece no dia 29 de novembro, às 20h, no Teatro Riachuelo, e será aberto ao público. A reserva dos vouchers pode ser feita pelo aplicativo Sympla, e a troca pelos ingressos será na Galeria Fernando Chiriboga, no 3º piso do Midway Mall, no dia do concerto. Cada voucher terá validade até às 19h30, do dia da apresentação.

O espetáculo terá a regência do maestro Linus Lerner, também diretor artístico da SASO: Southern Arizona Symphony Orchestra (EUA), Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), e demais grupos musicais, com atuação em mais de 20 países. No repertório, clássicos nacionais e internacionais reforçarão a presença negra na cultura musical em todas as suas vertentes. Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha estão entre os grandes nomes homenageados da noite. “Vamos apresentar obras maravilhosas que vão não só homenagear a nossa cultura negra, mas a nossa influência. Porque nós temos origens de vários lugares do mundo, etnias, e com certeza a influência da música afro é uma das mais fortes”, completa o maestro.

Durante o Concerto, que conta com o apoio do Teatro Riachuelo Natal e Opus Entretenimento, o público também irá conferir o talento do grupo convidado Nação Zamberacatu. Considerado a primeira nação de Maracatu do RN, o grupo percussivo tem o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira do RN e apresenta uma sonoridade particular do Zambê (ritmo negro originário no RN) e do Maracatu. A Nação Zamberacatu é referência na conscientização da luta contra o racismo, contra a intolerância religiosa e na reafirmação de negros e negras potiguares e fará um grande encontro musical com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

Sobre a OSRN

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como o seu principal mantenedor, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto. A temporada 2023 é realizada em parceria com o projeto Movimento Sinfônico, através da iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Governo do Estado do RN/Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo. Este concerto conta com o apoio do Teatro Riachuelo Natal e Opus Entretenimento.

Sobre o grupo convidado Nação Zamberacatu

Fundada em 2012, a primeira nação de maracatu do Rio Grande do Norte surgiu em meio à retomada do Carnaval na cidade de Natal, com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira no estado. Desde então, o grupo, que tem referência musical no Maracatu de Baque Virado, vem se firmando e crescendo na cena cultural e social potiguar. Surgiu a partir de um desejo de movimentar a cena negra e cultural da cidade, procurando reafirmar a negritude e a ancestralidade africana. A partir daí, Kleber Moreira (percussionista, pesquisador e um dos fundadores da Nação) juntou vários batuqueiros interessados para fundar a Nação.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do RN – Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Data: 29 de novembro, às 20h

Local: Teatro Riachuelo

Reservas: App Sympla

Troca dos Vouchers: Galeria Fernando Chiriboga, no 3 º piso do Midway Mall, no dia do concerto (cada voucher terá validade até as 19h30 do dia da apresentação)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês