Vivência Científica do Instituto Internacional de Física promove programa de atividades para estudantes

Vivência Científica do Instituto Internacional de Física promove programa de atividades para estudantes

Ao longo dos cinco dias, a vivência será repleta de atividades, incluindo uma visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno para a observação do lançamento de balões

O Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF-UFRN) promoverá entre os dias 04 e 08 de dezembro uma Vivência Científica, um evento que oferecerá palestras, tutoriais, seminários e aulas a 21 estudantes entusiastas da física.

Ao longo dos cinco dias, a vivência será repleta de atividades, incluindo uma visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno para a observação do lançamento de balões.

Onze professores conduzirão palestras sobre temas diversos da física, além das apresentações de painéis pelos próprios alunos, compartilhando experiências e trabalhos já realizados.

De acordo com um dos organizadores, o Professor Fernando Sobreira, a essência da Vivência Científica é inspirar estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos a se envolverem no universo da física.

“Queremos motivar esses jovens que estão concluindo o ensino médio a explorar a ciência, mais especificamente a física, proporcionando-lhes um contato com os temas da fronteira de física, algo que provavelmente não tiveram durante sua trajetória escolar”, conclui Sobreira.

O primeiro grupo de alunos é formado por seis medalhistas pelo Torneio de Física para Meninas (TFM). O segundo grupo inclui cinco selecionados da Escola de Jovens Talentos do IIF, para os quais a participação na Vivência representa a segunda fase dessa escola. O terceiro grupo é composto por alunos selecionados da Escola de Talentos do Instituto Principia. Por fim, o quarto grupo de cinco alunos provém da Escola de Talentos do Instituto Metrópole Digital.

Segundo o Professor Klaus Capelle, diretor do evento, a inspiração para a Vivência Científica surgiu após o Instituto ter realizado no ano passado a segunda fase da sua Escola de Jovens Talentos, tendo cinco alunos selecionados para a participação presencial em Natal. Durante essa experiência, os alunos participaram diariamente de inúmeras atividades ao longo da semana.

“A ideia deste ano é utilizar as parcerias existentes com os Institutos, a Escola de Talentos e o TFM para ampliar os benefícios e o número de alunos selecionados, proporcionando esta vivência do Instituto a um grupo mais extenso de estudantes. Em resumo, trata-se de uma evolução do que realizamos no ano anterior”, complementa Capelle.

A programação do primeiro dia do evento terá início às 9h, com uma sessão de abertura contendo introdução e informes. Em seguida, os participantes desfrutarão de palestras ministradas pelo professor Sobreira e pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Física, Prof. Rodrigo Capaz, encerrando o dia com uma sessão de perguntas e respostas para esclarecimento de dúvidas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar