Ambulantes sem registro ocupam calçadas e atrapalham clientes e lojistas
Comerciantes e lojistas do bairro do Alecrim, em Natal, estão cobrando do poder público uma fiscalização mais intensa sobre a atuação de ambulantes nas proximidades do camelódromo e de calçadas de lojas do bairro. As informações foram publicadas pelo jornal Tribuna do Norte nesta sexta-feira (8.dez.2023).
Segundo estimativas da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), no período natalino o número de ambulantes no bairro ultrapassa os 600. Muitos deles ocupam calçadas de forma irregular, atrapalhando clientes e lojistas.
O presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Matheus Feitosa, afirma que a fiscalização é essencial para garantir o ordenamento do comércio no bairro.
“Não é só fiscalizar, mas organizar, definir o tamanho das bancas, o que e como pode ser vendido. Se não tivermos esse apoio de ordenamento urbano, fica difícil fazermos com que o Alecrim funcione da melhor forma possível”, reclama Matheus Feitosa.
Segundo o lojista Derneval Junior, a desordem nas imediações do camelódromo atrapalha lojistas, trabalhadores e o consumidor.
“O camelô que já está cadastrado a prefeitura sabe quem é. O problema é que nessa época do ano vem uma quantidade muito grande de pessoas que se aproveitam do movimento do Alecrim, mas de maneira desorganizada e sem controle”, aponta.
Em nota, a Semsur informou que o ordenamento dos ambulantes se dará a partir da regulamentação da nova Lei Municipal nº 7.254 de 03 de dezembro de 2021. A pasta disse ainda que o projeto do camelódromo segue em análise e produção na Assessoria Técnica da pasta.
“Atualmente a Semsur apenas faz a fiscalização e ordenamento simples, sem impedir que qualquer comerciante fique sem trabalhar. A secretaria também enxerga o lado social e econômico desses trabalhadores”, diz nota.
A Semsur informou que a equipe de Fiscalização da pasta faz o acompanhamento constante do bairro Alecrim. Devido ao Natal em Natal, esse trabalho será intensificado.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.