Comerciantes do Alecrim cobram fiscalização de ambulantes

Comerciantes do Alecrim cobram fiscalização de ambulantes

Ambulantes sem registro ocupam calçadas e atrapalham clientes e lojistas

Comerciantes e lojistas do bairro do Alecrim, em Natal, estão cobrando do poder público uma fiscalização mais intensa sobre a atuação de ambulantes nas proximidades do camelódromo e de calçadas de lojas do bairro. As informações foram publicadas pelo jornal Tribuna do Norte nesta sexta-feira (8.dez.2023).

Segundo estimativas da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), no período natalino o número de ambulantes no bairro ultrapassa os 600. Muitos deles ocupam calçadas de forma irregular, atrapalhando clientes e lojistas.

O presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Matheus Feitosa, afirma que a fiscalização é essencial para garantir o ordenamento do comércio no bairro.

“Não é só fiscalizar, mas organizar, definir o tamanho das bancas, o que e como pode ser vendido. Se não tivermos esse apoio de ordenamento urbano, fica difícil fazermos com que o Alecrim funcione da melhor forma possível”, reclama Matheus Feitosa.

Segundo o lojista Derneval Junior, a desordem nas imediações do camelódromo atrapalha lojistas, trabalhadores e o consumidor.

“O camelô que já está cadastrado a prefeitura sabe quem é. O problema é que nessa época do ano vem uma quantidade muito grande de pessoas que se aproveitam do movimento do Alecrim, mas de maneira desorganizada e sem controle”, aponta.

Em nota, a Semsur informou que o ordenamento dos ambulantes se dará a partir da regulamentação da nova Lei Municipal nº 7.254 de 03 de dezembro de 2021. A pasta disse ainda que o projeto do camelódromo segue em análise e produção na Assessoria Técnica da pasta.

“Atualmente a Semsur apenas faz a fiscalização e ordenamento simples, sem impedir que qualquer comerciante fique sem trabalhar. A secretaria também enxerga o lado social e econômico desses trabalhadores”, diz nota.

A Semsur informou que a equipe de Fiscalização da pasta faz o acompanhamento constante do bairro Alecrim. Devido ao Natal em Natal, esse trabalho será intensificado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar