Habbib’s é condenado por cárcere privado e assédio moral

Habbib's é condenado por cárcere privado e assédio moral

Ex-empregada denuncia desvios financeiros e é humilhada por chefe

Uma ex-empregada do restaurante Habib’s foi indenizada em R$ 20 mil por danos morais após ser mantida em cárcere privado e sofrer assédio moral por parte de seus chefes. O caso ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte, em julho de 2022. O caso foi divulgado nesta terça-feira (13.dez.2023) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT 21).

A autora do processo, que trabalhou para o Habib’s de 2018 a 2023, denunciou ao superior de seus chefes que eles estariam cometendo desvios financeiros. No dia seguinte à denúncia, ela foi trancada em uma sala por sua chefe imediata e passou a sofrer insultos, ameaças físicas e psicológicas.

A ex-empregada afirma que a situação resultou em danos psíquicos e emocionais severos. Ela procurou ajuda médica e foi diagnosticada com síndrome do pânico e depressão.

Em sua defesa, a empresa alegou que a ex-empregada sempre foi respeitada e bem tratada e que jamais ocorreram os fatos alegados por ela.

No entanto, a desembargadora Auxiliadora Rodrigues, relatora do processo no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), entendeu que a empresa não tomou as medidas necessárias para investigar a denúncia de desvios financeiros e, ao contrário, revelou a denúncia à chefe da autora do processo.

“O tratamento do gestor da unidade demonstra total frieza e descaso”, afirmou a desembargadora. “Pelo contrário, o teor da denúncia foi compartilhado justamente com os denunciados, que rapidamente trataram de ameaçar a empregada, bem como deslegitimar sua sanidade mental frente aos demais colegas de trabalho.”

A decisão da Primeira Turma do TRT-RN foi por unanimidade e alterou o julgamento da 5ª Vara do Trabalho de Natal, que tinha, originalmente, quantificado em R$ 5 mil o valor da indenização por dano moral.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal