Um estudante da rede pública é um dos destaques
O Rio Grande do Norte teve seis redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segundo divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (16.jan.2024). Em todo o Brasil, 60 pessoas conseguiram tirar nota máxima na prova.
Dos seis potiguares nota mil, um era estudante da rede pública de ensino. Gabriela Larissa de Souza Gurgel, de 20 anos, concluiu o ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ela é a única estudante da rede pública do estado a alcançar a pontuação máxima na redação do Enem.
O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
A nota da redação é considerada decisiva para o desempenho do candidato no Enem. Ela tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.
As notas individuais do Enem já estão disponíveis na Página do Participante, mas o site ainda apresentava instabilidade até a última atualização desta reportagem.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com as notas obtidas nas provas, os participantes podem concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.
Foto: Angelo Miguel/MEC
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.