Incêndio no Morro do Careca é controlado após 10 horas

Incêndio no Morro do Careca é controlado após 10 horas

Perícia investiga se ação humana provocou as chamas que atingiram um o principal cartão postal de Natal

O Morro do Careca, principal cartão postal de Natal, foi palco de um incêndio de grandes proporções na noite de terça-feira (6.fev.2024). As chamas consumiram parte da vegetação do morro, que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 6 (ZPA-6) e é um bem da União.

O fogo só foi controlado na manhã desta quarta-feira (7.fev), após mais de 10 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e outros órgãos.

O helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), foi fundamental para o combate ao incêndio, realizando 32 lançamentos de água sobre as chamas. Ao todo, foram lançados mais de 10 mil litros de água.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Federal estão realizando perícias no local para determinar a origem das chamas. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, ressalta que, em 90% dos casos, incêndios florestais são causados por ação humana.

Danos ambientais ainda não foram avaliados

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) ainda não puderam entrar na área para avaliar os danos causados pelo incêndio. Segundo o diretor geral do Idema, Werner Farkatt, a avaliação só poderá ser feita após a área ser liberada pelas autoridades.

Morro do Careca

O Morro do Careca é um dos principais pontos turísticos de Natal e um importante símbolo da cidade. O incêndio de grandes proporções coloca em risco a fauna e flora local, além de ameaçar a beleza natural do morro.

Atualmente, o acesso ao Morro do Careca é restrito e controlado pelo comando do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo